ASN ES
Compartilhe

Missão técnica em Curitiba: iniciativas municipais inspiram prefeitos capixabas

Nesta quarta (20), a programação continua com a abertura oficial no Smart City Curitiba.
Por Marcella Andrade
ASN ES
Compartilhe

O primeiro dia da missão técnica à Smart City Expo Curitiba foi muito produtivo. A ação é parte do programa Cidade Empreendedora, realizado desde 2021 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Os 16 prefeitos e representantes participantes da missão tiveram a oportunidade de visitar os programas Fazenda Urbana, FabLab, escola sustentável e o Farol do Saber.

-

Os chefes do executivo de Vitória, Presidente Kennedy, Alegre, Aracruz, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Fundão, Montanha, Piúma, Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Boa Esperança, João Neiva e Ibiraçu, tiveram um dia inteiro de muitas atividades. Nesta quarta (20), a programação continua com a abertura oficial no Smart City Curitiba.

“Os 30 municípios mais bem colocados nesse índice foram premiados com uma capacitação técnica de seus gestores no Smart City Expo Congress, maior evento de gestão pública inovadora do mundo. Os dez primeiros tiveram a oportunidade de participar do Smart City Barcelona, na Espanha, em novembro do ano passado. Agora, os outros 20 foram convidados a passarem pela capacitação no Smart City Curitiba”, explica o gerente do programa Cidade Empreendedora, Eduardo Simões. O Cidade Empreendedora conta com apoio do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Aplicada em cada um dos 78 municípios capixabas, o propósito do programa é promover a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. No ano passado, o 3º Ciclo Avaliativo do programa resultou no reconhecimento dos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal.

O Smart City, que segue até o próximo dia 22, é uma oportunidade para que para prefeitos do Espírito Santo conheçam ações e estratégias pioneiras em inovação e empreendedorismo, além de modelos consolidados de governança e gestão pública. “Essa participação estimula o engajamento dos prefeitos dos municípios com o programa, promovendo a atualização profissional, orientações técnicas, trocas e debates construtivos, com possiblidade de realização de networking, capaz de gerar parcerias futuras”, acrescenta Eduardo.

O evento reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. O time de palestrantes inclui nomes de vários países da América Latina e os tópicos abordados incluem mudanças climáticas, governança, mobilidade, inovação e transformação digital.

Ano passado, durante o Smart City Barcelona, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo, prêmio concedido pela FIRA Barcelona, na cerimônia de reconhecimento dos projetos inscritos no evento realizado em novembro de 2023. A capital paranaense superou as finalistas Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra) e foi a vencedora por apresentar programas e projetos consistentes de planejamento urbano, com grande impacto econômico, social e ambiental.

Confira as visitas técnicas da missão Sebrae/ES à Smart City Expo Curitiba:

Fazenda Urbana

A Fazenda Urbana de Curitiba ocupa uma área de 4.435 m², próxima ao Mercado Regional do Cajuru, e possui uma infraestrutura moderna para o cultivo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. O local abriga mais de 60 variedades agrícolas orgânicas, incluindo frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais. Desde sua inauguração, a Fazenda Urbana já produziu mais de 4 toneladas de hortaliças, que foram doadas ao Banco de Alimentos do município.

Esses alimentos são repassados para instituições de caridade que participam do projeto Mesa Solidária, fornecendo refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram também mais de 3.500 pessoas que passaram pela Fazenda em visitas guiadas e passeios livres e mais de 1.300 pessoas que realizaram algum dos 47 cursos ofertados pelo espaço.

Com seus três anos de existência, a Fazenda Urbana de Curitiba se consolida como um exemplo de práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a conscientização sobre a importância da produção de alimentos de forma responsável e a conexão entre o meio rural e o urbano.

FabLab

O Fab Lab Cajuru, que fica em Curitiba, primeiro laboratório-oficina público voltado à cultura maker no Brasil, ultrapassou os 200 projetos realizados gratuitamente desde 2019, quando foi implantado. De jogos didáticos a robôs de batalha, passando por peças para veículos, máscaras de proteção e chegando a propostas de moda sustentável e de inclusão a turistas com deficiência visual, na ponta do lápis são 224 propostas atendidas em pouco mais de quatro anos, incentivando a criatividade, inovação e a cultura do “faça você mesmo” na cidade.

Farol do Saber

O Farol do Saber é uma rede de pequenas bibliotecas espalhadas por diversos bairros de Curitiba. O projeto foi concebido e é mantido pela prefeitura municipal, na administração de Rafael Greca. A inspiração para o nome e a arquitetura do prédio veio da Biblioteca de Alexandria e do Farol de Alexandria.

Reiventando cidades para todos

O Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil. Com o tema “Reinventando cidades para todos”, a quinta edição do evento será realizada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e reunirá representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil. O objetivo do evento é reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcella Andrade: (27) 99265-4487 / [email protected]

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Cidade Empreendedora
  • FabLab
  • Farol do Saber
  • Fazenda Urbana
  • Inovação
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Smart City Expo Curitiba