Traçar estratégias e ações para impulsionar o turismo de experiência no Brasil, além de inaugurar a sede do Polo Nacional de Turismo de Experiência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Espírito Santo. Esse foi o objetivo do encontro que reuniu gestores do turismo e diretores do Sebrae de várias partes do País, nos últimos dias 04 e 05, em Pedra Azul, município de Domingos Martins, região das Montanhas Capixabas.
No encontro, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, acompanhado do diretor técnico, Eurípedes Pedrinha, e da gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, recebeu analistas do turismo e diretores do Sebrae dos estados da Bahia, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Além de consultores, que atuam na temática do turismo de experiência, e parceiros institucionais, como Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Segundo Renata Vescovi, no primeiro dia do encontro, a governança nacional do Polo Sebrae de Turismo de Experiência e especialistas se juntaram em uma reunião técnica com o intuito de discutir estratégias, definir os próximos passos do portfólio dos serviços ofertados, discutir a formatação de experiências turísticas, além de alinhar e validar as próximas entregas do Polo.
Já no segundo dia dos trabalhos, aconteceu uma reunião estratégica com diretores, gestores e instituições. Na oportunidade, o Sebrae/ES apresentou seu modelo de ações com a finalidade de impulsionar o turismo para transformar territórios, além disso, foi feito uma retrospectiva das ações já realizadas pelo Polo de Turismo de Experiência. Durante a reunião, também foi feita uma apresentação de estudo de mercado, discutido a necessidade de elaborar um plano de comunicação eficaz para compartilhar as entregas, assim como, a sistematização das contribuições de todos os estados. Outro ponto abordado, foi o desafio para integrar a rede de parceiros e potencializar suas ações.
Renata Vescovi disse ainda, ser fundamental que a governança atue de forma integrada, com ações convergentes, que irão contribuir para a melhoria da atuação do Sistema Sebrae e parceiros juntos aos pequenos negócios, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo especialmente na formatação de produtos de experiência. Ela também pontuou ser fundamental realizar um trabalho estruturado de comercialização, aproximando os empreendedores, as operadoras e as agências de receptivo.
“A Sede é a materialização das atividades produzidas pelo Polo Turístico de Experiência, ou seja, construir produtos turísticos de experiência que coloquem turistas e visitantes no centro de atividades, proporcionando momentos únicos e que possam agregar valor aos serviços ofertados, maximizando resultados para os empreendedores atendidos por todo o sistema Sebrae”, ressaltou Renata Vescovi.
Durante o encontro, ficou definido pelos gestores a prorrogação das ações desenvolvidas pelo Polo, com a possibilidade de realizar a segunda fase do projeto com o intuito de disseminar as realizações para todo o Brasil.
Na reunião técnica, os participantes puderam acompanhar o lançamento da Sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, localizado no Complexo Turístico Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, um espaço que vai contribuir para difundir todo conhecimento produzido pelo Polo e estará a serviço de todos os empreendedores do Brasil.
“O Polo Sebrae de Turismo de Experiência é liderado pelo Sebrae/ES, mas está a serviço de todo o Brasil. Estamos trabalhando para que a sede do Polo seja um grande laboratório onde será possível desenvolver e testar novas soluções e abordagens para melhorar o atendimento aos nossos clientes.” Completa o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-