Marataízes deu mais um passo importante na valorização da sua história e no fortalecimento do turismo local. Nesta sexta-feira (12), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Prefeitura, inaugurou os totens de informações do Museu de Percurso, uma iniciativa prevista no projeto de Branding do município, que busca reposicionar a cidade como um destino turístico, comercial e desejado.
A iniciativa oferece informações históricas e culturais de forma acessível, criando uma experiência única para moradores e visitantes. Ao todo, foram instalados seis totens – três pequenos, para identificação histórica de pontos emblemáticos como o Palácio das Águias, o Trapiche e a Oficina Ferroviária, e três maiores, que contam em detalhes a história desses locais. Além disso, a ação valoriza a tradicional Carpintaria Naval, cuja empresa responsável pela execução tem mais de 90 anos de história, reforçando a conexão entre passado e presente.
Segundo do analista da Unidade Regional Sul do Sebrae, Thiago Martins Costa, mais do que sinalizar pontos turísticos, os totens têm a função de integrar história, cultura e comércio local, criando um percurso que estimula o turismo de experiência e fortalece a economia local. “Essa entrega é um passo importante para inspirar, engajar e posicionar Marataízes como território estratégico para turismo e negócios”, destacou
Para o gerente da Unidade Regional Sul do Sebrae, Ivair Segheto, os benefícios do projeto vão além da estética urbana. “A iniciativa promove pertencimento e valorização da identidade local, qualifica a experiência do visitante e contribui para tornar a cidade mais organizada e atrativa. Com isso, Marataízes se prepara para receber turistas de forma cada vez mais estruturada, o que contribuiu para consolidar a cidade como um destino que une beleza natural, história e cultura”, disse Segheto.
O Superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, disse que para transformar territórios de forma efetiva, é fundamental reconhecer que cada localidade é única em suas características, dinâmicas e vocações. “Esse modelo busca não apenas fortalecer os negócios locais, mas também reposicionar o território no contexto do turismo sustentável, gerando desenvolvimento econômico, social e cultural com base na sua identidade e vocações”, ressaltou Pedro Rigo.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
–
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

