ASN ES Atualização
Compartilhe

Espírito Santo ganha plano de marketing para a promoção do turismo

Sebrae/ES participa, nesta quarta (14), da reunião em que será apresentado o guia estratégico; Governador Renato Casagrande estará presente para anunciar as cifras que investirá no segmento
Por Marcella Andrade
ASN ES Atualização
Compartilhe

O Espírito Santo está prestes a receber mais um grande impulso para sua promoção como destino turístico. Nesta quarta (14), será apresentado o plano de marketing para o desenvolvimento do turismo no estado, durante a reunião extraordinária do Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures) – órgão colegiado que integra a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES), que será realizada no Hotel Golden Tulip Vitória, a partir das 10h. O encontro terá a presença do governador do estado do Espírito Santo -, Renato Casagrande, que irá anunciar o aporte a ser feito este ano no segmento, e participar de uma coletiva de imprensa sobre o assunto, no mesmo local, a partir das 11h30.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, salienta que esse um momento inédito para o Espírito Santo. “Nunca em sua história o estado teve um plano de marketing voltado para o turismo. Graças a um esforço coletivo de diversas instituições, esse plano vem sendo construído e será finalmente divulgado para a sociedade. O Sebrae/ES vem participando dessa discussão desde o início, junto com a Setur, o Contures, a Fecomércio-ES, a Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES), entre outros parceiros. Nossa expectativa é que o governador anuncie mais de R$ 20 milhões em investimentos para a promoção do destino Espírito Santo este ano”.

O plano de marketing 2026-2030 será apresentado pelo diretor da Lab Turismo Consultoria, Richard Alves, e pelo consultor e palestrante de marketing para turismo, Thiago Akira, às 10h30. A programação da manhã segue com a presença de Casagrande e a coletiva de imprensa. À tarde, membros do Contures e convidados vão participar de uma oficina técnica do plano estratégico de turismo.

Salão Capixaba de Turismo

A partir das 16h, a pauta da programação será o ESTour – Salão Capixaba de Turismo, que vem ganhando corpo desde seu anúncio em novembro de 2025 na Festuris Gramado. “O Espírito Santo está trabalhando para se tornar um dos destinos mais competitivos do país, e, para isso, conta com uma governança bem articulada. O evento vem se consolidando com a confirmação da participação de grandes atores nacionais do segmento”, detalha Pedro Rigo. O Salão será realizado no Aeroporto de Vitória.

Com realização da Cooperativa de Eventos e Turismo do Espírito Santo (Cooptures), o ESTour tem como parceiros de execução o Governo do Estado, por meio da Setur; o Sebrae/ES; o Contures; e a Câmara Empresarial de Turismo do ES, do Sistema Fecomércio-ES. Em dezembro, representantes do grupo de realizadores do evento cumpriram uma agenda estratégica com apresentações para as operadoras HotelDo, Azul Viagens e CVC, além da agência Decolar, em São Paulo, garantindo as presenças desses nomes de peso no Salão Capixaba de Turismo.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, e a Panrotas, referência nacional na produção de conteúdo para o profissional de turismo, que já haviam sinalizado interesse em fazer parte do ESTour, também foram visitadas, oficializando a participação no evento. “O Salão Capixaba de Turismo é uma feira de negócios estratégica, que vai funcionar como uma grande vitrine do Espírito Santo. A ideia é consolidar o movimento de reposicionamento do estado no mercado turístico nacional. Esperamos aproximadamente 300 agentes de viagem, 20 a 30 operadoras, influenciadores e jornalistas. Tudo isso com o propósito principal de conectar a oferta turística capixaba com o mercado nacional”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Serviço:

Coletiva de imprensa sobre o plano de marketing do turismo
Quando: Nesta quarta (14), às 11h30, com o governador Renato Casagrande
Onde: Hotel Golden Tulip (Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 635 – Enseada do Suá)

Programação completa da reunião extraordinária do Contures
10h30
– Apresentação e lançamento do plano estratégico de marketing turístico do Espírito Santo (2026-2030)
11H30 – Coletiva de imprensa
⁠12H30 – Intervalo de almoço
14h – Oficina técnica do plano estratégico de marketing turístico para Conselheiros do Contures e convidados
16h – Apresentação do ESTour – Salão Capixaba de Turismo
17h – Encerramento

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcella Andrade: (27) 99265-4487/ [email protected]

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Contures
  • Destinos
  • Espírito Santo
  • EStour
  • Fecomércio-ES
  • Governo do ES
  • Investimentos em turismo
  • Salão Capixaba de Turismo
  • Sebrae/ES
  • Turismo