ASN ES Atualização
Compartilhe

Sebrae reúne trade turístico de Conceição da Barra para apresentar Plano de Marketing do Turismo Capixaba e ESTour

O encontro tem como objetivo alinhar informações estratégicas e estruturar as ações que serão adotadas no município para fortalecer o turismo local.
Por Débora Pedroza
ASN ES Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) vai reunir o trade turístico de Conceição da Barra no próximo 11 de março, às 18h, no Cricaré Praia Hotel, para apresentar o novo Plano de Marketing e Comunicação do Turismo Capixaba, que inclui a nova marca do turismo, além detalhar o ESTour, principal evento do setor no Espírito Santo. A agenda, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como objetivo alinhar informações estratégicas e estruturar as ações que serão adotadas no município para fortalecer o turismo local.

A iniciativa foi definida durante a visita do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, à Unidade Regional Norte (URN), nesta segunda-feira (10). A programação incluiu uma reunião na prefeitura com a secretária municipal de Turismo, Rosangela Barreira Vasconcelos, e com a superintendente do município, Tatiane Beccalli, assim como contemplou reuniões com empresários ligados ao turismo do distrito de Itaúnas, uma visita técnica à Aldeia Indígena Pataxó Jacó e encontros com empreendedores locais.

Visita à Aldeia Indígena Pataxó Jacó

-

Visita ao Projeto Mulheres de Fibras

Ações estratégicas para o território

Durante a conversa com os empresários de Itaúnas, Pedro Rigo apresentou as diretrizes que vão orientar o trabalho do Sebrae até o fim do ano. Destacou que o novo plano vai oferecer direcionamento claro sobre as políticas públicas para o turismo no Espírito Santo, além de indicar como será posicionado o Estado nos principais eventos nacionais e internacionais do setor.

“Vamos mostrar de que forma o Estado participará das grandes feiras, como a WTM, a Festuris, que acontece em Gramado e Abav Expo, em São Paulo. Não basta promover o destino: é preciso entender sua estrutura. E Itaúnas, por exemplo, tem atributos fundamentais como rede de hospedagem e estrutura turística que permitem levar o distrito para feiras nacionais com segurança e competitividade”, afirmou.

-

Internacionalização e novas oportunidades

Pedro Rigo também destacou o avanço das ações de promoção no mercado internacional. Desde o ano passado, o Sebrae iniciou um trabalho contínuo na Feira Internacional de Turismo da Argentina, estabelecendo parcerias com duas operadoras argentinas que virão ao Espírito Santo para conhecer os destinos capixabas em primeira mão, por meio de um famtour exclusivo.

“A Argentina é um mercado estratégico. O público argentino vem ao Brasil, circula pelo Rio de Janeiro e Bahia, mas não para no Espírito Santo. Nosso objetivo é mudar esse cenário e inserir definitivamente o Estado na rota turística internacional”, explicou.

-

ESTour deve movimentar o turismo capixaba em 2026

O superintendente também antecipou detalhes do ESTour, Salão Capixaba de Turismo, que pela primeira vez será realizada no Espírito Santo, com a participação das três companhias aéreas que operam no Estado, além de 43 operadoras de turismo nacionais já confirmadas.

O evento deve contar com aproximadamente 400 agentes de viagem e os principais jornalistas especializados em turismo do Brasil. Para apresentar os encantos do Espírito Santo aos profissionais, de 25 a 28 de abril acontece o EStour, em Vitória. Sendo que nos dias 25 e 26, está previsto um grande famtour, permitindo que agentes conheçam presencialmente os destinos que serão promovidos durante a feira, que ocorre nos dias 27 e 28.

“Será uma oportunidade única de apresentar o Espírito Santo para quem, de fato, vende o destino. Isso impacta diretamente os negócios e abre portas para o trade local. Por isso, queremos que os empresários de Conceição da Barra e Itaúnas tenham todas as informações para planejar o futuro de seus empreendimentos”, ressaltou Rigo.

-

Resultado das Ações trabalhadas

Os empresários Leonardo Coelho e Maria Conceição Paixão Maia Coelho, sócios da Pousada Vila Mar, destacaram uma mudança significativa no perfil dos turistas que chegam em Itaúnas. Segundo Leonardo, até 2025 o distrito recebia majoritariamente visitantes em trânsito, que permaneciam apenas uma ou duas noites antes de seguir viagem para o sul da Bahia. Em 2026, porém, o cenário mudou de forma expressiva: “Vimos turistas chegando com o propósito real de conhecer Itaúnas. Muitos já vinham com informações obtidas por meios digitais ou por indicações e buscavam vivenciar o destino, não apenas pernoitar”, contou.

A mudança também foi percebida nas reservas. Maria Conceição ressalta que o público familiar cresceu de maneira consistente, alterando o comportamento típico da alta temporada. “Recebemos famílias que permaneceram cinco, oito e até nove diárias, algo raro nos anos anteriores”, afirmou. Para ela, esse movimento que é reflexo das ações que estão sendo adotadas, revela um novo momento para o turismo local, com visitantes interessados em explorar a vila, conhecer seus atrativos e desfrutar da experiência completa que Itaúnas oferece.

Já o presidente da Associação de Empreendimentos Turísticos de Itaúnas (Aeti), Victor Maia, destacou a relevância da parceria com o Sebrae para o fortalecimento do turismo local. Segundo ele, as ações desenvolvidas ao longo de 2025, como cursos e consultorias, contribuíram diretamente para aprimorar as experiências turísticas e consolidar a profissionalização do destino. “O Sebrae tem sido um parceiro fundamental para Itaúnas. O desenvolvimento da marca, as atividades de capacitação e toda a construção voltada para um turismo sustentável e de qualidade fazem muita diferença no nosso dia a dia”, afirmou.

Victor também ressaltou a importância da presença da diretoria do Sebrae no distrito, especialmente do superintendente Pedro Rigo, que pôde conhecer de perto as demandas da comunidade. “A reunião foi fundamental. Todos os empreendedores ficaram muito satisfeitos e saíram com grande expectativa com tudo que está sendo planejado para este ano”, completou.

Reunião com empresários de Itaúnas

-

Próximos passos

A reunião marcada para o dia 11 de março será o momento de detalhar todas essas ações, apresentar oficialmente o Plano de Marketing e Comunicação, a nova marca do turismo, o EStour e alinhar estratégias específicas para Conceição da Barra e seus distritos.

O Sebrae reforça a importância da participação de todo o trade local, já que a construção coletiva é fundamental para posicionar o município do litoral às comunidades tradicionais, como um dos destinos mais competitivos do Espírito Santo.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

Cleci Krüger: (27) 99964-0230 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Conceição da Barra
  • Empreendedorismo
  • Itaúnas
  • Territórios prioritários
  • Turismo
  • Turismo de experiência