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O projeto InovaWeek começou em sala de aula e, hoje, envolve toda a comunidade acadêmica da Universidade Vila Velha
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Da sala de aula para uma universidade inteira. O crescimento do InovaWeek mostra o quanto o projeto ganhou força e ainda aponta a importância de se discutir o empreendedorismo em todas as etapas da educação. Vencedor nacional na categoria Ensino Superior do 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o projeto foi apresentado pelo professor Marcelo Camponez e é desenvolvido na Universidade Vila Velha.

“Inicialmente era um projeto para que alunos pudessem entender as dores de algum negócio e propusessem uma solução por meio de um protótipo dentro de um modelo de negócio, apresentando em forma de pitch para os professores. Hoje ele é um evento que envolve cerca de seis mil alunos da universidade e tem um público de aproximadamente 15 mil pessoas durante a semana de realização”, comemora o professor.

O evento convida os alunos a pensarem sobre problemas reais da sociedade, desenvolvendo projetos multidisciplinares e propondo soluções inovadoras. E além de expor os projetos dos alunos, o evento ainda propõe a interlocução com o mercado e a comunidade, trazendo na programação alguns palestrantes de renome, uma competição de alunos de ensino médio e a apresentação dos projetos de iniciação científica, além de atrações culturais, campeonato de robótica, pitches e debates.

“Estou muito feliz de ter representado o Espírito Santo e a Universidade Vila Velha na premiação nacional, e para minha surpresa e satisfação alcançarmos o primeiro lugar. Saber que são milhões de professores no Brasil que fazem um papel importante e ser o representante deles na categoria de ensino superior foi muito significativo. E isso coloca o Espírito Santo no cenário nacional”, conta Camponez.

ASN Espírito Santo - Agência Sebrae de Notícias Marcelo Camponez venceu na categoria Ensino Superior do 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Transformação

O projeto começou apenas com alunos do curso de engenharia. Aos poucos ele foi ganhando adesão e, hoje, é o InovaWeek e conta com a participação de alunos de todos os cursos. A próxima edição está prevista para acontecer entre os dias 19 e 23 de setembro, no campus Boa Vista da Universidade Vila Velha.

Para ele, ensinar inovação é fazer com que os alunos coloquem a mão na massa e aprendam na prática sobre os processos. Durante o período do curso, o estudante tem a oportunidade de participar de três a quatro vezes do InovaWeek, o que permite que ele comece a entrar e a fazer parte do mundo da inovação, das startups, das aceleradoras.

“Com essas participações, o aluno já sai com uma experiência muito boa, tanto em termos de negócios e relacionamentos, quanto em como fazer um pitch ou em como montar um plano de negócios. Essas são habilidades muito importantes para o mercado de trabalho e é a contribuição que o projeto dá a eles”, destaca o professor.

ASN Espírito Santo - Agência Sebrae de Notícias

Etapa Nacional

Camponez representou o Espírito Santo e venceu na categoria Ensino Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Além dele, a professora Fernanda da Silva Geraldo, do 9º ano da EMEF Cândida Soares Machado, em Guarapari, concorreu na categoria de Ensino Fundamental – Anos Finais, com o projeto Reaproveitamento, Arte e Artesanato. “Estou muito feliz pelo reconhecimento, pois mostra que estamos no caminho certo. Acredito na transformação social pela educação”, conta a professora.

Por meio do projeto, a professora ensinou aos alunos sobre a transformação de resíduos sólidos em artesanato com a técnica mosaico ecológico. “Neste contexto trabalhamos sustentabilidade, responsabilidade social, cooperativismo e empreendedorismo, e através desta ação oportunizamos aprendizagens que aguçaram a autonomia de nossos alunos, direcionando-os para diferentes possibilidades de inovação em um ambiente escolar mais atrativo e mão na massa”, ressalta Fernanda.

Nesta segunda edição (a primeira foi realizada em 2020) o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi dividido em cinco categorias: Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior. Os projetos foram classificados por nível: ouro, prata e bronze. No total, foram inscritas cerca de 700 iniciativas.

“O prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer professores de todo o Brasil que incentivem experiências, práticas e iniciativas empreendedoras entre os alunos. Já estávamos bastante orgulhosos de ter dois projetos capixabas entre os finalistas e voltar com um prêmio foi a consagração de todo o trabalho desenvolvido pelos professores, e a resposta de que somar educação ao empreendedorismo é um caminho importante para formação dos jovens”, comemora a coordenadora do Programa Educação Empreendedora do Espírito Santo, Fabíola Bravim.

Conheça os vencedores

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Ouro: Regiane Freitas, Campo Largo (PR) – Projeto ‘Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda’;

Prata: Verônica Ximenes, Barra dos Coqueiros (SE) – Projeto ‘Colhendo os frutos do JEEP’; e

Bronze: Valda Nascimento, Macapá (AP) – Projeto ‘Plante-me e descubra quem sou’.

Ensino Fundamental – Anos Finais

Ouro: Gonçalo Lopes, Piracuruca (PI) – Projeto ‘Matemática e Meio Ambiente: do lixo ao luxo! Parte 02’;

Prata: Anselmo Augusto, Belém (PA) – Projeto ‘Reusetech – Reutilizando resíduos sólidos para a educação tecnológica’; e

Bronze: Pábula Nataely, Santana (AP) – Projeto ‘O empreender na escola: espetáculo Circo Almirante da Alegria’.

Ensino Médio

Ouro: Joseane Pasquali, Pelotas (RS) – Projeto ‘BeepFactory – um dispositivo para aumentar a segurança das pessoas surdas ou com limitações auditivas na indústria’;

Prata: Edson Sousa, Bacabal (MA) – Projeto ‘Papel reciclado com a fibra de babaçu’; e

Bronze: Danilo Freire, Campina Grande (PB) – Projeto ‘InSocialTec’.

Educação Profissional

Ouro: Ivanilde Cordeiro, São Luís (MA) – Projeto ‘O projeto coworking IFMA 2020 – Empreender no mundo digital para superar a crise de Covid 19’;

Prata: José Augusto Andrade, Aracaju (SE) – Projeto ‘Produção de escudos faciais e máscaras no combate à pandemia’; e

Bronze: Fabíola Dorneles, Jacarezinho (PR) – Projeto ‘Kucaracha’.

Educação Superior

Ouro: Marcelo Camponez, Vila Velha (ES) – Projeto ‘Inovaweek’;

Prata: Daniel Fernandes, Goiânia (GO) – Projeto ‘Engenheiros da Infância’; e

Bronze: Rodrigo Augusto Rocha Baluz, Parnaíba (PI) – Projeto “Carnaúba Valley: comunidade de startups, tecnologia e empreendedorismo da região norte do Piauí’.

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