Empreender é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa. Seja para realizar um sonho ou uma necessidade, empreender não é fácil, sobretudo para mulheres que precisam liderar o próprio negócio e conciliar o trabalho com a família.
E mesmo que o mundo empresarial seja ainda mais desafiador às mulheres, que precisam mostrar o seu valor e enfrentar as adversidades com força e resiliência, elas seguem mostrando o quanto são capazes de fazer o que quiserem, e com características essenciais para serem excelentes empreendedoras.
Atualmente, mais de 3,2 milhões de brasileiras são empreendedoras. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, feita pelo IBGE, e ainda apontam o crescimento acelerado do empreendedorismo feminino. Apesar de ainda serem minoria – apenas 37% do total de empresários formais no país – o número de empreendedoras formais cresceu 29%, entre 2015 e 2021, contra 16% do público masculino.
Outra pesquisa, feita pela Rede Mulher Empreendedora (RME), aponta que 55% das empresárias brasileiras abriram o negócio nos últimos três anos, sendo 26% delas durante a pandemia.
Mas o que faz as mulheres serem empreendedoras? Quais características contribuem para que o empreendedorismo feminino se fortaleça cada vez mais no Brasil? O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) levantou algumas das muitas habilidades e competências que são diferenciais e que as favorecem e serem extremamente competentes na gestão de suas empresas.
Adaptabilidade e Resiliência
O empreendedorismo pode se tornar nada encorajador às mulheres, principalmente considerando que muitas delas precisam estar à frente dos deveres da vida pessoal enquanto lidam com o dia a dia empresarial. Adaptabilidade e resiliência são apenas algumas das competências que mostram que as mulheres possuem características essenciais para se dedicar ao sucesso da empresa e da vida profissional. Além disso, são versáteis, inovadoras e determinadas, traços ainda mais importantes em tempos de crise.
Sensibilidade para gerir e decidir
Empreendimentos geridos por mulheres possuem maior chance de contar com uma gestão que traga mais empatia e sensibilidade para analisar os cenários do mercado e, também, para compreender as pessoas a fundo, extraindo o melhor da equipe e construindo uma melhor relação com o cliente.
Essa sensibilidade também contribui na tomada decisões mais assertivas, mesmo quando há muitas funções a cumprir ao mesmo tempo. Afinal, uma grande capacidade que as mulheres têm é o multifoco; ou seja, conseguem lidar com diversas demandas que tomam seu tempo e atenção, atuando em multitarefas.
Preparadas para inovar
Em uma pesquisa sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mulheres empreendedoras tiveram um maior destaque. A implementação de soluções inovadoras foi realizada de forma mais ágil e com maior competência por elas. Isso se deu por conta de a maioria das empreendedoras entrevistadas (71%) estarem conectadas a redes sociais, aplicativos e internet. Com isso, elas puderam aproveitar melhor as oportunidades que o mercado oferecia e inovar mais ágil e assertivamente.
O tempo como aliado
Um desafio real na vida das empreendedoras está em equilibrar diversas atividades e demandas da vida pessoal com o seu negócio. Por conta de já lidarem com tantos afazeres e de desempenhar constantemente múltiplas tarefas, é comum que a mulher consiga ter melhor domínio do uso e da gestão de seu tempo. Essa facilidade em se organizar para dar conta de todas as tarefas que precisa executar transforma o tempo em seu aliado, favorecendo maiores níveis de produtividade e eficiência em suas empresas.
Empoderamento
Dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora mostram que 29% dos negócios comandados por mulheres têm um quadro com maioria ou totalidade formada por mulheres. Essa abertura para acolher e incentivar outras ao empreendedorismo favorece a criação de um ambiente mais motivador e incentivador para que as mulheres desenvolvam suas carreiras, fortalecem sua independência financeira e promovam o crescimento do empreendedorismo feminino.
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