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Cinco passos para planejar as metas e fortalecer a empresa

Uma ferramenta indispensável para quem busca desenvolver as estratégias da empresa, ajudando a transformar os desejos em metas possíveis de serem alcançadas e realistas ao desenvolvimento.
Por Redação
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O mundo não para! Esse é um aprendizado constante, e que reforça a necessidade de se estar sempre preparado e antenado a um mercado competitivo e em constante transformação. O que reforça, ainda, a importância de elaborar e saber definir muito bem quais são as metas que vão ajudar a manter a empresa em constante crescimento, acompanhando as mudanças e garantindo o desenvolvimento do negócio. E, para isso, é fundamental saber realizar um bom planejamento de metas.

Esse planejamento é um documento que ajuda a guiar o negócio, apontando cada etapa que precisa ser cumprida para ele possa sair do ponto A e conseguir chegar ao ponto B, atendendo a um resultado que foi pensado e calculado para cada momento do processo. Ou seja, é uma ferramenta indispensável para quem busca desenvolver as estratégias da empresa, ajudando a transformar os desejos em metas possíveis de serem alcançadas e realistas para o desenvolvimento do negócio.

Se ainda não fez um planejamento de metas, confira cinco dicas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e que podem te ajudar a organizar o crescimento do negócio e a alavancar os resultados.

1. Defina os objetivos e as suas metas

Para começar o planejamento de metas é importante dar o primeiro passo: traçar os objetivos e, com eles, definir as melhores formas de alcançá-los. É fundamental que sejam objetivos alcançáveis, críveis e alinhados com a realidade do seu negócio, o que também vai te ajudar a saber o que é preciso priorizar para cumprir essas metas.

Uma das metodologias que podem auxiliar nessa fase de definição é a matriz SMART, cuja sigla determina as características básicas que as metas devem ser: Specific (Específica), Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.

Neste vídeo (clique aqui!), o consultor do Sebrae e facilitador do Empretec Paulo Lisboa te ensina a construir suas metas através do SMART, e a saber diferenciar sonho, desejo, intenção, vontade e pretensão, para que as metas sejam realista. Assista!

2. Crie um plano estratégico e pesquise o mercado

O público é crucial para o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa. Por isso, o planejamento de metas focado no crescimento de seu negócio deve buscar informações detalhadas sobre quem será necessário atingir e como fazer essa aproximação, prospecção e relacionamento. Assim, é importante buscar dados mais aprofundados e específicos.

Sendo assim, é importante ter em mente qual é o perfil ideal de cliente para o negócio que pretende abrir ou o serviço que venha oferecer. Além de pesquisar a fundo o cenário em que seu empreendimento está inserido. Quem são os seus concorrentes? Quais os fornecedores vitais para o sucesso de seu negócio e de seu plano de crescimento? O que seus concorrentes não oferecem e a sua empresa pode oferecer para embasar o seu progresso no mercado?

3. Alinhe os seus processos internos

A rotina de um negócio precisa ser produtiva para estar alinhada com o planejamento de metas. Por isso, é importante identificar quais aspectos estão limitando o potencial de crescimento do empreendimento e buscar maneiras de minimizá-los. Isso ajudará, ainda, a evitar desperdícios – de tempo e de recursos – e redundâncias.

Outro aspecto importante dos processos internos é o planejamento de ações. A partir do planejamento de metas surgem, também, ideias possíveis ações a serem executadas. Elenque as ações prioritárias e, a partir dessa lista, desenvolva um plano de execução: identifique as tarefas, aponte as etapas que cada uma precise para ser realizada e as divida a partir de um cronograma de execução, com datas de início e prazo final.

4. Defina e analise indicadores-chave de desempenho (KPIs)

Ao definir indicadores-chave de desempenho é possível analisar, monitorar e mensurar as metas estabelecidas no planejamento. Com isso, além de acompanhar o fluxo de caixa e analisar os indicadores financeiros, os KPIs serão úteis para definir estratégias futuras. E eles podem incluir nas análises o Retorno Sobre o Investimento (ROI), a Taxa Interna de Retorno (TIR), a Taxa de Churn (evasão de clientes), a margem líquida e bruta de lucro, entre outros dados relevantes para avaliar a realidade da empresa.

5. Coloque o planejamento em prática e reavalie seu progresso

Concluídas as etapas de planejamento, incluindo as métricas para avaliar e acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas, chegou a hora de começar a agir. Afinal, para que todo esse trabalho gere valor é necessário colocá-lo em prática.

Porém, o planejamento de metas não pode ser algo estático. Ele deve ser atualizado e revisto sempre que necessário, sobretudo diante de mudanças importantes na operação ou no mercado; ou a partir dos primeiros dados de retorno das ações aplicadas.

O planejamento de metas, se bem estruturado, é um dos principais ingredientes para o crescimento e o desenvolvimento da empresa. A partir de sua criação, baseada em dados e feita a partir de uma boa análise do mercado e das etapas que são colocas em prática, ficará mais fácil e assertivo buscar um crescimento seguro, que garanta maior competitividade, a satisfação do cliente e a lucratividade do negócio.

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