Inovação, tecnologia, cultura, interatividade, conhecimento… As mais de 11 mil pessoas que visitaram o ESX – ES Innovation Experience entre os dias 2 e 5 de dezembro puderam aproveitar as mais de 50 atividades presenciais oferecidas gratuitamente, na Praça do Papa, em Vitória. De palestras a atividades culturais, de games à tecnologia, a inovação foi o foco central do evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).
“Este evento confirma o compromisso do Sebrae/ES com o fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba. Alcançamos nosso objetivo principal de aproximar a inovação do dia-a-dia dos capixabas, tornando-a acessível para empresas, academia e sociedade em geral. Conseguimos estabelecer esse contato e proporcionar aos visitantes e participantes do evento uma experiência memorável através de conteúdo relevante durante os 04 dias de evento”, destaca o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.
E foi exatamente com a oportunidade de conseguir ter contato com novas ideias e interações que a administradora Amabile Collodetti escolheu participar das palestras oferecidas pelo ESX. “Vim ao evento acreditando no seu potencial e no que ele poderia me proporcionar. Num mundo tão fluido, como o que vivemos hoje, precisamos estar atentas às transformações sem perder a interação com as pessoas. Tive a oportunidade de ouvir de especialistas renomados do mercado as suas experiências. E tudo que foi compartilhado agrega para o nosso conhecimento e nos ajuda a sair da caixinha, a pensar diferente, a inovar”, relata Collodetti.
Conhecimento
Entre as áreas destinadas para capacitação e formação dos visitantes, abordando a inovação como tema central, o ESX ofereceu aproximadamente 30 painéis com mais de 70 especialistas da área. O público lotou as salas dos espaços Start, Rocket, Novos Mercados e Arena de Inovação e Conhecimento. Enquanto a Amabille optou em assistir a palestra do chefe de Marketing, E-Commerce e Insights da 3M, Luiz Eduardo Serafim, na sexta (03); a arquiteta Renata Quintão não perdeu a chance de assistir de perto a palestra da escritora e consultora nas áreas de inovação e transformação digital, Martha Gabriel.
“A palestra da Martha me chamou muita atenção por abordar muito a criatividade, e a arquitetura vive de criatividade. E o outro ponto foi a oportunidade de entender mais sobre estruturação da empresa, buscando compreender como a tecnologia pode ajudar a fortalecer a minha empresa para que tenha condições de atender as inovações do setor”, conta Quintão.
Inovação
Renata também se interessou no ramo da inovação direcionado para as cidades. “O que muda na hora de construir um edifício ou uma casa? O que muda na mente da pessoa que vai pedir para eu fazer um projeto? O que vemos na área de construção é que todo dia tem uma inovação acontecendo, e a feira logo me chamou atenção por também abordar esse assunto, principalmente nos debates voltados à cidade do futuro”, disse.
As tais inovações apontadas por ela estavam presentes em todos os espaços do evento, em especial nos destinados para os expositores. Além das universidades e faculdades capixabas, que apresentaram seus projetos para diferentes ramos da sociedade, incluindo agricultura, construção civil, saúde, educação e indústria; empresas capixabas puderam levar suas criações para a Arena Robótica, apresentando ideias inovadoras para o mercado capixabas; enquanto startups daqui do Espírito Santo tiveram espaço para apresentar suas ideias e defender suas empresas, tanto nos pitchings realizados antes das palestras principais, quanto nos estandes destinados ao setor.
Cultura e tecnologia
A cultura também teve seu destaque no ESX. A HackaMusic abordou a inovação ao lado da música, com palestras e oficinas que contribuíram para que músicos, compositores e outros profissionais do ramo se reunissem para criar, compor e receber mentorias durante o evento. O resultado foi apresentado na noite de sábado (04), no palco montado na área de alimentação, quando todos puderam apresentar as músicas que construíram durante o encontro, em batalhas épicas para o público.
Quem também roubou a cena durante o ESX foram a Arena Talentos do Amanhã e a Arena Gamer. Enquanto em uma era possível aprender um pouco do universo da programação e da robótica, com oficinas, criação de games e aprendizado de linguagens próprias do mundo virtual, na outra os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e testar jogos desenvolvidos por empresas capixabas. As crianças aproveitaram para extravasar a criatividade e aprender enquanto brincavam. O que, para o Game e Level Designer, Rodolpho Almeida, foi um dos pontos fortes de sua participação no evento. Rodolpho levou três games para o público poder jogar durante o ESX, e adorou a experiência.
“É incrível poder ver o interesse da nova geração nos games. Vim principalmente para saber do público o que acharam dos jogos que criei e a buscar essa troca direta com eles. Essa é uma oportunidade que o Sebrae/ES me ofereceu e a qual sou muito grato. A surpresa veio pelo interesse das crianças, e muitas delas bem novas, em não só querer jogar mas, também, em querer aprender a programação, a entender como se cria um jogo”, disse Almeida.
Interatividade
E o que também chamou a atenção durante o ESX foi a variedade de oportunidades que foram criadas nos diferentes espaços pensados para o evento. Funcionando de forma dinâmica, a simultaneidade em que as atividades aconteciam contribuiu para que todos os espaços fossem ocupados pelos visitantes, criando novas experiências com o universo da inovação. “Eu vim para a feira para conhecer, mas também para aprender. São muitas tecnologias que eu não conhecia, e percebi que muitos dos projetos apresentados ao público vão ajudar a sociedade. A partir dessa experiência percebi que a tecnologia e a inovação não se restringem a computadores e robôs, ela também está na agricultura, no comércio, na mídia, no setor industrial. É para ajudar todo mundo”, conta Renan Moreira, estudante em Técnico de Multimídia.
E esse era um dos objetivos principais do ESX. “O evento foi pensado para fomentar e promover a inovação nos seus mais diversos aspectos, mostrando que o tema já faz parte do nosso dia a dia. É gratificante perceber que as pessoas que vieram ao ESX entenderam isso e se envolveram com o evento”, Luiz Felipe Sardinha, gerente do Sebrae/ES.
O público se envolveu, inclusive, com os espaços de lazer e descontração. O ESX ofereceu ambientes múltiplos, coloridos e que convidavam para uma pausa. Durante os quatro dias do evento os visitantes puderam usufruir de uma praça de alimentação com food trucks capixabas e música ao vivo, com apresentações culturais todos os dias. Além do Espaço de Networking, um dos mais movimentados, tanto por quem procurava conversar sobre negócios, quanto por quem era atraído pelo cheiro dos melhores cafés capixabas e que eram servidos no local. Além dos cafés especiais, com selo de Indicação Geográfica, ainda era possível conhecer a variedade de chocolates, entre outros produtos exclusivos do Espírito Santo, que eram apresentados aos visitantes.
“É gratificante ver toda essa pujança que existe no Espírito Santo quando o assunto é inovação. Esse evento surgiu a partir da certeza de que precisávamos de um espaço que pudesse mostrar a pujança e a maturidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por cada um dos atores do ecossistema de inovação capixaba, e é isso que trouxe o ESX, marcando de vez o apoio do Sebrae/ES a esse ecossistema”, ressalta Luiz Toniato, diretor técnico do Sebrae/ES.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-