Há cinco anos, a Geovana Coimbra decidiu transformar o desejo de empreender em uma realidade. A neta de empreendedora seguiu os passos da avó paterna e iniciado o trabalho com a venda de lingeries. Tudo começou no boca a boca, com as pessoas mais próximas, e no ambiente digital. Na época, ela ainda dividia o empreendedorismo com a sua rotina de trabalho formal.
“As coisas foram dando certo, existem a me sentir dando certo. Criei a marca Bojô, percebi que o mundo digital já estava acontecendo e fui aprender sobre o assunto. Eu participei de muitos cursos e capacitações do Sebrae / ES, principalmente aqueles focados no ambiente digital e vendas online ”, destaca Geovana.
Depois de um tempo, já com um ateliê em casa e vivendo do empreendedorismo, como demandas de clientes presenciais foram aumentados, e despertou na Geovana a vontade de ter o seu próprio espaço.
“Eu sempre vi o Sebrae/ES como uma base de apoio para crescer no meu negócio e me profissionalizar, e foi a partir de uma palestra da instituição que eu decidi parar de usar a falta de dinheiro como um empecilho, botar a cabeça para funcionar e colocar em prática a ideia de ter um espaço físico”, destaca Geovana.
Pouco após a palestra, surgiu oficialmente o Showroom Delas, em setembro de 2017, em Jardim Limoeiro, na Serra. O sonho da Geovana se tornou realidade para ela e outras empreendedoras que decidiram apostar nesse espaço colaborativo.
“Eu queria empreender ter a minha loja, ter o meu espaço de lingerie e percebi que essa dificuldade não era só minha, muitas mulheres compartilhavam desse desejo de ter a própria loja. Então eu vendi a ideia do Showroom Delas a outras empreendedoras,e desde o princípio estabeleci que seria um espaço exclusivamente para mulheres. Eu queria que a união e a força das mulheres fosse o carro chefe do negócio”, conta Geovana.
Atualmente, o Showroom Delas funciona com quatro marcas femininas. A Patrícia Furtado é uma das mulheres que compõem o quadro de empreendedoras do espaço com a marca de roupas que leva o seu nome.
“Eu comecei a empreender em 2017 vendendo de porta em porta. No ano seguinte, me juntei a outras mulheres empreendedoras no Showroom Delas, onde fiquei por dois anos e meio, me afastando no período da pandemia, e retornando ao espaço em 2021, com uma nova roupagem e uma sócia”, destaca Patrícia. A parceria com a Ketley Lamêgo, da Être, foi mais um exemplo de persistência da Patrícia no empreendedorismo.
“Por falta de conhecimento a gente acaba errando em muitas coisas. Já tive muitos altos e baixos, mas tenho sido bastante persistente com o meu negócio. Durante a pandemia, eu iniciei uma loja online e investi muito recurso em estoque e a minha sócia sofria com a falta de estoque, então decidimos unir as nossas forças, o que marcou o meu retorno ao Showroom”, conta Patrícia.
Para a Ketley, que começou a empreender durante a pandemia, através do instagram, fazer parte do showroom e em parceria com a Patrícia foi uma possibilidade de ter novas experiências com o cliente. “Estar no showroom tem contribuído muito com o meu negócio. Aumentou a minha cartela de clientes, a minha experiência no atendimento presencial, e é claro, que poder compartilhar com as outras empreendedoras é sensacional, a gente se ajuda, dá ideia uma pra outra, o apoio é mútuo e isso ajuda bastante”, ressalta.
Quem também compõem esse time de mulheres empreendedoras é a Sara Neves, com a ótica que leva o seu nome. Depois da idealizadora, ela é a mais antiga no espaço que já recebeu muitas mulheres. Para ela, o showroom foi um divisor de águas.
“Esse formato de trabalho nos fortalece muito. Por ser um espaço colaborativo, compartilhamos clientes, conseguimos ter uma liberdade melhor com horários, além de conseguirmos ajudar uma a outra quando existe algum imprevisto”, ressalta Sara.
Para Geovana, idealizadora do Showroom Delas, a colaboração entre mulheres é o caminho. “As mulheres precisam cada vez mais se fortalecerem e se unirem. As empreendedoras têm potencial para crescerem e para serem o que quiserem, desde que elas acreditem nelas mesmas, primeiramente. Isso é empreendedorismo feminino”, finaliza.
Empreendedorismo Feminino
Atualmente, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresa, as mulheres representam 37% dos empreendedores capixabas. O Espírito Santo é um dos estados que, proporcionalmente, mais possui mulheres donas de negócios, dividindo o 3º lugar com o Rio de Janeiro.
“Esse dado retrata a força da mulher capixaba e empreendedora. Mesmo em meio a pandemia, elas não desistiram de seus sonhos e continuaram empreendendo. É importante lembrar que o Sebrae / ES está sempre à disposição para auxiliar mulheres em seus empreendimentos, com capacitações, mentorias e atendimentos e outros serviços, para que mulheres realizem o desejo de empreender ”, destaca a gerente do Sebrae / ES, Adriana Rocha.
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