A Black Friday já se tornou uma das principais datas comerciais do ano. E ainda dá tempo para se organizar e conseguir aumentar as vendas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) separou cinco dicas para ajudar o pequeno empreendedor. E o primeiro passo é reconhecer que a disputa pela atenção do consumidor aumenta nesse período, o que torna o planejamento essencial.
“Nas vendas durante a Black Friday, ter apenas um bom desconto não garante a venda. Também é necessário se organizar para conseguir oferecer produtos, prazos e condições de entregas que atendam aos desejos do cliente, sem prejudicar as expectativas e necessidades do consumidor”, aponta o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.
1. Planejamento
A partir do conhecimento que o empreendedor já tem do seu cliente, as ações promocionais para a Black Friday podem focar no diferencial da empresa. O empresário sabe quais são as maiores demandas, que tipos de entregas funcionam e quais ofertas feitas durante o ano tiveram mais sucesso. Outra opção é analisar o estoque e explorar as vendas a partir desses produtos. Além de aproveitar os canais de diálogo que já têm com os clientes, como redes sociais e as vendas por WhatsApp.
2. Estenda o prazo
A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro. Mas o empreendedor pode estender o prazo das ofertas, ampliando o período dos descontos por mais dias. É possível começar antes, inclusive. Essa estratégia permite atender a um número maior de clientes, além de garantir um espaço maior de diálogo com o consumidor.
3. Organize tudo
Promoção atrai uma demanda maior, aumenta o número de clientes e, também, o trabalho da equipe. Por isso é fundamental organizar todo o processo, do pedido à entrega, incluindo o estoque. Também é importante avaliar se vai precisar aumentar o número de funcionários.
4. Atendimento de qualidade
O mesmo carinho e cuidado empregado no atendimento do dia a dia precisa ser mantido durante a Black Friday. Esse momento pode atrair novos consumidores, e a qualidade no atendimento pode ajudar a ampliar o número de clientes assíduos.
5. Online também vende
O mercado online não para de crescer. As promoções e a qualidade do atendimento também devem fazer parte nas vendas realizadas pelas redes sociais, nos aplicativos e nas lojas virtuais. Para facilitar esse atendimento, o pequeno empreendedor pode integrar todos os canais virtuais de vendas em um único espaço. Uma boa opção é o WhatsApp Business, caso ainda não tenha uma loja virtual.
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