ASN ES
Compartilhe

Sebrae/ES e Governo do Espírito Santo lançam ações para os pequenos negócios

Evento aconteceu nesta terça-feira, dia 05, no Palácio Anchieta.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae / ES) esteve presente na tarde desta terça-feira, dia 05 de Outubro, no Palácio Anchieta, onde foram chamados novas ações do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), para atender às MPEs. E o Sebrae / ES é parceiro do Governo em três dessas ações, incluindo o Cidade Empreendedora.

Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, falou sobre o Cidade Empreendedora

“Hoje o Sebrae/ES tem parceria com todas as entidades do Governo do Espírito Santo. Queremos deixar um legado nesse período de gestão. E um dos projetos que vai nos ajudar é o Cidade Empreendedora. Vamos investir, juntos, R$ 17 milhões em quatro anos, num programa estruturante, que já está em 76 municípios e que vai contribuir para que as gestões municipais possam realizar uma transformação cultural, acreditando na capacidade da MPE para a geração de riqueza e renda”, disse o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Cidade Empreendedora

Durante o evento, foi assinado uma parceria entre Sebrae/ES e Aderes para o Contrato de Prestação de Serviços do Programa Cidade Empreendedora. Com o propósito de levar capacitação empreendedora de agentes públicos e privados para os 78 municípios do Espírito Santo, o Cidade Empreendedora já começou em quase todos os municípios capixabas. O projeto quer potencializar a capacidade do setor público municipal e estimular as atividades produtivas no seu território.

O prefeito de Muniz Freire recebeu o plano de ação do Cidade Empreendedora

“Esse é um presente para os empreendedores do Espírito Santo, que vai transformar realidades e criar ambientes favoráveis, com menos burocacracia e com mais liberdade econômica para empreender”, reforçou Pedro Rigo.

Além dessa assinatura, o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, recebeu das mãos do governador Renato Casagrande o plano de ação do Cidade Empreendedora, para que possa iniciar a executar as ações em prol do empreendedorismo de sua cidade.

“Com as nossas parcerias, entre Aderes e Sebrae/ES, quem ganha são os empresários capixabas. Em especial com o Cidade Empreendedora, o maior programa de capacitação para gestores do país. Nossa pretensão é fazer o Espírito Santo 100% empreendedor”, disse o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

Mais ações

Diversas ações para as MPEs foram apresentadas durante a solenidade no Palácio Anchieta

Outras duas ações apresentadas durante o evento do Palácio Anchieta contarão com a participação direta do Sebrae/ES. O Observatório da Micro e Pequena Empresa no ES, por exemplo, será desenvolvido junto com a Aderes, a Fapes, o IJSN, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees). O objetivo é monitorar as políticas públicas voltadas aos pequenos negócios.

Serão disponibilizados no Observatório dados estatísticos, indicadores, estudos, pesquisas e perfis socioeconômicos. E a partir da análise desses dados, por exemplo, será possível criar diagnósticos setoriais. Por enquanto, foi assinado o protocolo de intenções para a criação do Observatório.

Outra ação envolvendo o Sebrae/ES é o Centro de Comercialização de Artesanato, Produtos da Agroindústria e Atendimento ao Turista da Região do Caparaó, que será desenvolvido com a Aderes, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Prefeitura de Muniz Freire.

Nesta terça, foi assinado o termo de cooperação técnica, entre todas as instituições parceiras, para o desenvolvimento do projeto de implementação desse centro. O objetivo da ação é ampliar a possibilidade de comercialização dos pequenos empreendedores da agricultura e do artesanato da região do Caparaó.

Parceria

Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, também falou sobre a importância do Governo do ES às MPEs

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, aproveitou o evento para agradecer o trabalho realizado pelo governador Renato Casagrande e por toda a equipe do Governo do Espírito Santo, em especial pelos projetos e programas ofertados ao micro e pequeno empreendedor, assim como toda a estrutura construída para atender e beneficiar o setor.

“O Sebrae/ES hoje se manifesta nesta estrutura de Governo como um grande elo parceiro para que possamos fazer políticas públicas consistentes, usando de recursos públicos tanto do Governo quanto do Sebrae/ES, para que nessa união de esforços a gente possa atingir mais clientes e aumentar o público que precisamos alcançar”, disse Pedro Rigo.

Ele destaca, por exemplo, o fato de o Espírito Santo ter sido o primeiro estado do Brasil a criar uma Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, ainda em 2012. E, também, por ter avançado e criado o Fundo Soberano assim como o Fundo de Aval Estadual, sendo desenvolvido atualmente, via Bandes, o Fundo de Aval Municipal.

“São exemplos de ações realizadas por uma política consistente, por um Governo que cumpre o papel de estabelecer políticas públicas também com a MPE, oportunizando inclusive para que esses micro e pequenos empresários tenham a oportunidade de vender serviços e produtos para o próprio Estado”, enfatiza o superintende do Sebrae/ES.

Outras ações

Durante o evento, também houve a assinatura de parceria entre a Aderes e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/ES), com a finalidade de oferecer cursos de capacitação empreendedora. Também foi firmada uma parceria no mesmo sentido entre a agência e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES).

E, ainda, a assinatura da autorização de operação de uma nova Linha de crédito voltada para Pessoa Jurídica dentro do programa Nossocrédito. A linha será operada pelo Banestes. O banco vai operar duas linhas de crédito via Programa Nossocrédito: Microcrédito PF, que atende clientes Pessoa Física (PF), ou seja, os microempreendedores informais, autônomos e os profissionais liberais; e a linha Microcrédito PJ, exclusiva para os clientes Pessoa Jurídica formalizados, linha esta que possui limites, taxas de juros e prazos com melhores condições.

Números

Os empreendimentos de pequeno porte representam 94% das empresas existentes no Estado, segundo os dados da Receita Federal do Brasil. Ao todo, 263.289 negócios são formados por Microempreendedores Individuais (MEI), enquanto 111.694 são Microempresas (ME). Já as Empresas de Pequeno Porte (EEP) correspondem a um montante de 18.772, o que totaliza 393.755 pequenos negócios ativos no Estado. Isso representa cerca de 30% do Produto Interno Bruno (PIB), segundo dados do DataSebrae.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso        

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-