O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o programa Catalisa ICT, que tem como objetivo promover a conexão entre as demandas do mercado e os pesquisadores científicos de unidades tecnológicas, como universidades ou institutos técnicos, em busca de soluções para possíveis desafios. O programa tem alcance nacional e está sendo divulgado a partir de workshops à distância, por cada Estado. No Espírito Santo, o evento de lançamento será no dia 12 de novembro, a partir das 15h, e vai reunir especialistas em inovação para orientar pesquisadores e empresários sobre como se inserir no programa.
“O objetivo do Catalisa é transformar estudos e pesquisas que têm potencial empreendedor em negócios inovadores de base tecnológica. Por isso, estamos em busca de possíveis apoiadores dispostos a investir nesses projetos e aproximá-los dos pesquisadores responsáveis por desenvolver o estudo, oferecendo uma jornada de aceleração e fomento em empreendedorismo inovador. Queremos contribuir com a inserção da comunidade científica em projetos que contribuam com o fortalecimento do ecossistema de inovação do Espírito Santo”, destaca o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.
O papel do workshop, nesta primeira fase, é promover o Catalisa envolvendo o ecossistema estadual de inovação, com a participação do Sebrae, para mobilizar os pesquisadores a se envolverem no programa.Os interessados em participar do Workshop Catalisa devem realizar sua inscrição no link bit.ly/workshopcatalisa. O evento vai acontecer no dia 12 de novembro, a partir das 15h.
Catalisa ICT
Pesquisadores de diversas áreas podem participar do Catalisa, que selecionará mil pesquisas inovadoras, 270 planos de inovação, 135 projetos de PD&I e 130 pesquisadores atuando diretamente em micro e pequenos negócios, em todo o Brasil. Os selecionados terão acesso a capacitações gratuitas, bolsas, investimentos e transferência de tecnologia para que o projeto consiga a sua melhor forma para entrar no mercado.
“O Catalisa é o primeiro programa do Sebrae com foco em spins offs acadêmicas. Foi a forma que encontramos de valorizar a ciência e as pesquisas produzidas nas universidades brasileiras e reconhecer a alta qualidade desses estudos. Somar conhecimento científico ao empreendedorismo é assumir um papel relevante para a transformação da sociedade, através da oferta de soluções inovadoras”, ressalta Toniato.
Devido às necessidades do cenário atual, ganham destaque os projetos com foco em saúde, alimentação, agronegócio, indústria 4.0, economia criativa, energia, logística, entre outras. Porém, todas as propostas inovadoras são elegíveis. A ideia é contribuir para que o conhecimento científico seja catalisado e transformado em negócios inovadores que atendam às necessidades da população.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-
