Há quem a diga que a propaganda é a alma do negócio, mas pouco se fala do porta-voz dessa propaganda. Os clientes vêm ocupando este espaço com maestria. Afinal, um cliente satisfeito é garantia de uma propaganda bem feita e a situação inversa também é verdade.
Por isso, manter o foco no cliente se tornou um dos principais desafios do empreendedor e também a forma mais lucrativa de se relacionar com ele. Uma pesquisa da Deloitte aponta que as empresas que usam estratégias centradas nos consumidores, são 60% mais lucrativas do que aquelas que deixam esta relação passar despercebida.
Além do atendimento, é preciso atrair a atenção do consumidor e conhecê-lo para suprir e até mesmo superar as expectativas dele. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo está com uma série de atividades e dicas para que o empreendedor consiga trabalhar sempre colocando o relacionamento com o consumidor como prioridade do negócio.
“Queremos que o empreendedor possa usufruir de todos os benefícios de um cliente satisfeito e para isso estamos oferecendo diversas capacitações afim de orientar os donos de negócios a trabalharem com o consumidor como prioridade e conquistarem a fidelidade desses clientes”, destaca a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.
Ao todo, estão disponibilizados pelo menos três cursos, duas oficinas, uma mentoria gratuita, ebooks e consultorias que abordam sobre o assunto pelo link: https://cliente.sebraees.com.br/experiencia-cliente.
Conheça o perfil do seu consumidor
Todo negócio precisa ter uma persona que defina quem é o seu público. Quando o consumidor está bem definido, os esforços para venda são minimizados, porque você consegue entender e trabalhar em cima dos desejos do cliente, o que gera uma aproximação natural e identificação com a marca.
Para saber o que você precisa fazer para garantir a satisfação do cliente, basta acessar o curso “Conhecendo e Valorizando o seu cliente”.
Tenha uma boa relação com o cliente
Para conquistar a fidelidade do consumidor é preciso estabelecer uma boa relação com ele. Esta é a fase da conquista, afinal, não adianta atraí-lo e não oferecer atenção ao cliente, Lembre-se, o mercado é feito de concorrência, por isso quem melhor se relaciona com o cliente, normalmente, está um passo adiante.
No curso “CustomerSuccess” você aprende a proporcionar a melhor experiencia para o cliente e deixá-lo satisfeito.
Promova uma boa experiência de compra
Para conquistar de vez o consumidor, é preciso que todos os processos sejam bem sucedidos, inclusive a experiência de compra. Este momento é o auge da expectativa do consumidor, receber o produto ou serviço dentro do tempo previsto é um ponto a mais para o empreendedor.
Para entender como está essa experiência de compra do cliente no seu negócio, o Sebrae/ES disponibilizou a consultoria “Cliente Oculto: Análise e Diagnóstico”.
Bônus: Pós-venda
E é preciso ir além, pois o pós-compra também é importante. Então que tal pedir um feedback do cliente? E se tiver outras dicas de produtos/serviços alinhados com os desejos do consumidor, talvez seja a hora de oferecer ainda mais a ele. Mostre que você o conhece e entende suas necessidades e desejos. Isso também faz parte do relacionamento e encantamento do cliente.
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