ASN ES Atualização
Compartilhe

Aniversário de Vitória: tempero capixaba na Ilha das Caieiras

Que tal uma moqueca capixaba e um docinho de banana para comemorar os 471 da capital?
Por Redação
ASN ES Atualização
Compartilhe

É bem verdade que ninguém precisa de muitos motivos para saborear uma moqueca capixaba, mas com o aniversário da capital em vista, o prato preferido ganha um gostinho especial.

Mas não pode ser feito de qualquer maneira, tem que manter a tradição. “Não pode faltar aquele tempero capixaba, né? O coentro, a cebola, o tomate. A verdadeira moqueca não pode ser feita sem esse tempero, e precisa ser servida na panela de barro!”

Quem dá a dica é a empreendedora Paola da Silva que junto com o marido, divide o comando do restaurante Ilha Bela, que fica na Ilha das Caieiras, na região de São Pedro, em Vitória. Há sete anos, o restaurante oferece além de um visual, um cardápio bem capixaba.

“O ano todo, um dos pratos mais pedidos é a torta capixaba e a nossa moqueca, que já acompanha a tradicional moquequinha de banana da terra. Nosso atendimento também é um diferencial e conseguimos receber quem chega de lancha ou moto aquática”, conta a empreendedora.

A região, além de ser um dos cartões postais de Vitória, também consegue promover um “dia de capixaba da gema” para quem a visita. É que a comunidade carrega um pouco da essência da cidade de Vitória, além de respirar empreendedorismo.

“Vitória me gera um sentimento de acolhimento, é muito bom morar aqui. É uma cidade maravilhosa e eu tenho muito orgulho de fazer parte da história da Ilha das Caieiras. Sou de uma família tradicional da ilha, meus tios são pescadores, minha mãe é desfiadeira de siri, então é muito gratificante ver o meu bairro evoluindo e eu fazendo parte disso tudo”, comemora Paola.

A culinária é uma marca da capital capixaba, e quem visita a Ilha das Caieiras também não pode perder a oportunidade de comer o tradicional bombom de banana que carrega o nome da região, o bombom Caieiras, uma criação do Hudson Rei. Ele começou a empreender com a produção de chocolates em 2008 para pagar um curso e seguiu com as vendas de porta em porta, até que em 2012 recebeu orientação do Sebrae/ES para formalizar como microempreendedor individual.

“Quando eu comecei a vender na Ilha das Caieiras eu não tinha nome para o bombom, mas eu apelidava os produtos. E as pessoas começaram a perguntar ‘cadê aquele menino do bombom da Ilha das Caieiras?’. E aí surgiu a ideia de colocar o nome Caieiras e foi um nome muito bom, muito forte, que representa não só o nosso bairro, mas o Espírito Santo como referência de um polo gastronômico conhecido mundialmente”, conta Hudson.

A empresa é familiar, com produção artesanal e que valoriza outros capixabas. “Nós temos o apoio de uma agroindústria que nos fornece matéria prima, então nós conseguimos gerar emprego lá no campo e também na cidade. Conseguimos fazer um produto de qualidade porque nós temos um engenheiro de alimentos que acompanha a nossa produção, então é um produto com mais sabor e tem um jeito diferente de fazer”, destaca Hudson.

Valorizar a comunidade local era um dos desejos do Hudson, e ele conseguiu realizar um sonho, há aproximadamente dois anos. “Eu tinha um sonho muito grande de ter uma fábrica aqui na Ilha das Caieiras e agora, há dois anos, consegui realizar esse projeto e trazer a Fábrica dos Sonhos para cá, com apoio de empreendedores locais, e é um orgulho muito grande, tanto para mim quanto para a região. Consigo empregar pessoas aqui do bairro, e a minha fábrica é linda”, comemora o empreendedor.

Para ele, outra coisa que traz orgulho é fazer parte dessa comunidade e ser um “verdadeiro capixaba”.

“Eu sou um cara privilegiado por nascer em uma cidade chamada Vitória, em um estado chamado Espírito Santo. Nós somos muito ricos em cultura, gastronomia. Vitória é um dos lugares mais lindos que eu já conheci,eu não trocaria essa cidade por outro lugar. Eu sou apaixonado e grato por tudo que consegui aqui, eu nasci aqui e levo essa paixão com o nome Ilha das Caieiras na embalagem dos nossos produtos, para que as pessoas também tenham orgulho”, finaliza o Hudson Rei.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-