Você já ouviu falar do Projeto Incluir? Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e a Gerdau, a ação leva o atendimento do Sebrae/ES até os empreendedores e a quem mais desejar empreender, sempre em parceria com associações e instituições de comunidades da Grande Vitória, principalmente de bairros mais vulneráveis.
Durante o ano de 2022, quatro comunidades foram atendidas: duas em Vitória, na região do Centro e no bairro Jesus de Nazareth; e outras duas na Serra, no Balneário de Carapebus e em Central Carapina. Aproximadamente 200 pessoas foram atendidas, participando de cursos técnicos, com práticas e orientações para execução de seus trabalhos, e de palestras e oficinas, com informações voltadas para gestão, acesso ao crédito, formação de preço e marketing. As ações ainda estão em andamento.
“Nosso objetivo com essa ação é ajudar a impulsionar a renda de quem vive nessas comunidades. Nós promovemos ações que incentivem as pessoas a desenvolverem competências técnicas e capacidades empreendedoras, entregando ferramentas para que fortaleçam o próprio negócio e a economia local. A partir dessas ações, o que se pretende é aumentar o poder aquisitivo dos atendidos e, de alguma forma, contribuir para a redução dos índices de violência nesses bairros”, explica a consultora do Sebrae/ES Karla Venâncio.
O público das ações promovidas pelo projeto é formado por empreendedores ou pessoas interessadas em empreender. É importante que os núcleos de apoio nas comunidades, que vão receber as atividades, sejam organizações civis, privadas e sem fins lucrativos. São esses núcleos que vão ofertar formações técnicas sobre como produzir bolos, artesanato ou costura, por exemplo. O Sebrae/ES oferece os cursos, as capacitações empreendedoras e as mentorias nas áreas de planejamento, financeira, de marketing em vendas ou digital, entre outras.
“Realizamos ainda ações com orientações empreendedoras voltadas para um determinado ramo, como o da alimentação. Trabalhamos com cursos do Sebrae/ES, a exemplo do Crescendo e Empreendendo, com 12 horas de duração e que aborda os comportamentos empreendedores, e do Virada da Comunidade, que ajuda a transformar as ideias em negócios, incluindo a oficina de Formação de Preço de Venda, para ensinar os empreendedores a calcular o preço de forma correta e competitiva. É oferecida também uma capacitação de marketing para potencializar as vendas e captar novos públicos”, detalha Karla Venâncio.
Participação
Quem mora em alguma dessas comunidades atendidas pelo Projeto Incluir pode procurar o núcleo parceiro da ação em seu bairro e se informar melhor sobre as próximas atividades. Em Vitória os núcleos são os seguintes: Instituto Mão na Massa, que fica em Jesus de Nazareth, e o projeto Parceiros do Bem, no Centro. Já para a Serra, os núcleos são os projetos Sofias, da Associação Cultural e Recreativa de Balneário de Carapebus (ACBC), e Caminhos do Bem, da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Central Carapina.
Outras comunidades podem receber o Projeto Incluir, desde que exista um grupo de pessoas interessadas, assim como um local adequado para a realização das ações.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-