ASN ES Atualização
Compartilhe

Paneleiras de Goiabeiras participam de evento inédito de artesãos brasileiros com selo de Indicação Geográfica

IG da Panela de Barro de Goiabeiras está entre as Indicações Geográficas que participarão do evento. Além de artesãos brasileiros, o evento trará experiências da América Latina e da Europa.
Por Redação
ASN ES Atualização
Compartilhe

Pela primeira vez, o Brasil vai debater os desafios e o potencial econômico das Indicações Geográficas (IGs) do segmento do artesanato, em um evento que reúne artesãos, especialistas, gestores e representantes de diversos países.

O Origens Brasileiras Artesanato – I Evento Internacional de Indicações Geográficas de Artesanato acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na oportunidade, as 12 IGs brasileiras de artesanato estarão presentes, demonstrando a riqueza e a diversidade do segmento no país. Entre elas, uma IG capixaba, as panelas de barro de Goiabeiras. Berenicia Correa Nascimento é paneleira, e vai representar o Espírito Santo no evento.

“Saber que estamos saindo para falar sobre o nosso artesanato, que é a nossa cultura reconhecida com uma IG, uma tradição que existe há mais de 500 anos, é de uma importância muito grande. Estamos divulgando o nosso trabalho, que gostamos tanto de fazer, e o nosso estado. Estar nesse evento vai gerar uma valorização muito grande para as paneleiras, e isso só é possível graças ao Sebrae/ES. É um incentivo grande que estamos recebendo”, conta a paneleira.

O analista do Sebrae/ES Guilherme Pella atuará no evento como mediador do painel “Indicações Geográficas: a proteção das expressões culturais”. Para ele, “a indicação geográfica permite a valorização e proteção de produtos que possuem uma identidade cultural e territorial específica. Ela funciona como uma forma de reconhecimento e garantia de qualidade, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas na produção artesanal, contribuindo para a preservação do conhecimento tradicional e das técnicas artesanais transmitidas ao longo das gerações”, explica.

Além das IGs brasileiras, o evento vai trazer também experiências da América e da Europa, como a presença da França, que é referência no assunto, e contará com os palestrantes Antoine Ginestet, Benjamin Moutet e Déborah Broquère; do Peru e da Colômbia, que debaterão a temática por meio de casos de sucesso; e do México, que apresentará o processo de transformação das marcas coletivas da Região de Michoacán (México), com Alfredo Rendón, especialista em Direito Intelectual.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-