Os desafios de gerenciar um pequeno negócio são inúmeros, mas nem sempre os empreendedores conseguem identificá-los a tempo de reverter um cenário ruim. De acordo com a última pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, 51% dos empresários no Espírito Santo admitiram ter dificuldades para manter seus empreendimentos.
Pensando nessa realidade, agentes do Sebrae/ES vão, de porta em porta, levar consultorias gratuitas para microempresas e empresas de pequeno porte. É o programa “Sebrae na sua empresa”, que somente na região metropolitana realizou mais de 18 mil atendimentos até o momento.
Na região metropolitana, os bairros incluídos no programa foram identificados a partir de em um levantamento do número de pequenos negócios em cada área. Com esses dados, os agentes do Sebrae/ES visitaram as empresas de porta em porta.
De acordo com Greice Xavier, analista da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae/ES, os agentes fazem um diagnóstico da situação da empresa a partir de uma conversa com o empreendedor, momento em que levantam de informações importantes, analisando aspectos como gestão, situação financeira, ações de marketing e estoque.
“Depois dessa conversa, é gerado um relatório de diagnóstico, que mostra a maturidade da gestão da empresa e sua posição dentro do segmento”, explica.
Considerando esse diagnóstico, o agente apresenta soluções oferecidas pelo Sebrae, de acordo com as necessidades do empreendedor, que podem ser: palestras, cursos, consultorias gratuitas ou pagas com subsídio de até 70%. O agente também ensina o empresário a utilizar as ferramentas gratuitas disponíveis no site do Sebrae.
Segundo Greice, o principal objetivo do programa “Sebrae na sua Empresa” é mapear os principais desafios que os empreendedores enfrentam no dia a dia para ajudá-los a alcançar resultados mais sólidos, tornando-os mais competitivos no mercado a partir das soluções de gestão ofertadas pelo Sebrae/ES.
“Muitos empresários, dentro de suas rotinas diárias, acabam não encontrando tempo para buscar esse tipo de atendimento. A abordagem porta a porta faz muita diferença. Muitas vezes atuamos como o ouvido que conforta, que escuta os problemas. Dividimos a dor e a emoção do empresário com o momento de sua empresa”.
Entre os maiores desafios listados pelos empreendedores atendidos pelo programa no Espírito Santo estão: dificuldade de gestão financeira, falta de treinamento das equipes e dificuldade para implementar ações de marketing, especialmente nas plataformas digitais. Neste ano, as visitas se encerram no final de novembro, com previsão de retorno para março de 2024.
Como funciona o programa:
– Os agentes do Sebrae/ES vão até as empresas e realizam uma conversa de diagnóstico.
– A partir dessa conversa, as necessidades e os desafios do negócio são identificados.
– O Sebrae/ES elabora e apresenta as melhores soluções e oportunidades para a empresa.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Marcela Reis: (27) 99272-2170/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.