O perfil do consumidor está em constante evolução, influenciando diretamente nas demandas atuais. Produtos genéricos, que visam atingir as massas, estão perdendo espaço para o mercado de nicho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, o Relatório Cx Trends 2023, 59% dos consumidores preferem experiências personalizadas, desenvolvidas por meio da coleta de dados. Além disso, a pesquisa mostrou ainda que, na opinião de 62% dos entrevistados, recomendações personalizadas são melhores que as genéricas.
Esse cenário exige que novas formas de atender os clientes sejam criadas, adaptando-se à necessidade do consumidor. Brena Alves é proprietária de uma casa de repouso e um exemplo disso, visto que, por se tratar de um negócio diferenciado, demanda atenção personalizada. A empresária encontrava muita dificuldade no controle financeiro e, para resolver o problema, Brena e sua sócia procuraram as consultorias oferecidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).
As empresárias utilizaram a Consultoria Customizada e, por meio dela, puderam visualizar as finanças e precificar corretamente o serviço oferecido, aprimorando o negócio. Dentre as ações executadas, o consultor responsável pelo atendimento realizou uma pesquisa interna, para mensurar os gastos de cada idoso da casa de repouso, e construiu uma tabela para facilitar a compreensão. “Foi muito válido porque não generalizou. Ele fez a consultoria de acordo com a nossa realidade, e até criou mecanismos para melhorar esse controle financeiro”, relata Brena.
Independentemente do tipo de negócio, o atendimento personalizado pode ser muito eficaz. O empresário Arilson Prando possui um empreendimento na área de softwares de gestão e também se beneficiou das consultorias personalizadas. “O processo de customização foi muito interessante. Com essa personalização, a consultora pôde entender realmente o que era a nossa demanda, e assim fomos com mais assertividade ao nosso resultado. Conversando com ela, nós vimos um novo cenário”, destaca. De acordo com o empresário, os resultados foram excelentes.
A gerente do Sebrae/ES Carla Bortolozzo explica que todo o portfólio que a entidade oferece pode ser personalizado. “São elaboradas propostas a partir da demanda do cliente, adaptadas à sua necessidade”, afirma. De acordo com um levantamento realizado em 2023 pelo Sebrae/ES, as consultorias customizadas estão em destaque, sendo a quarta consultoria mais utilizada na Unidade Regional Central da organização.
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