ASN ES Atualização
Compartilhe

Evento Tendências e Oportunidades para o Turismo reúne mais de 400 pessoas nesta terça

Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, anunciou lançamento de edital na Festuris, feira de turismo em Gramado, com R$ 500 mil para agências de viagens promoverem o ES
Por Ludmila Azevedo
ASN ES Atualização
Compartilhe

A tarde desta terça (29) foi produtiva para o segmento do turismo. O evento Tendências e Oportunidades para o Turismo, realizado pelo Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor do Espírito Santo (Sebrae/ES), reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades, empresários, representantes de entidades setoriais, gestores municipais, profissionais do setor e público em geral interessado na pauta. O Conselho Estadual de Turismo (Contures), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) foram apoiadores do evento.

O secretário de estado de Turismo, Phillipe Lemos, que participou da abertura do encontro, destacou os esforços que vêm sendo feitos para a divulgação do Espírito Santo como destino para os visitantes. “Entrevistamos mais de seis mil turistas nas pesquisas de verão, carnaval e inverno e coletamos dados valiosos sobre o perfil desse turista, destinos mais buscados, gasto médio e outras informações que vão ajudar a iniciativa privada e o poder público a melhorar a execução de muitas ações”.

Phillipe Lemos destacou os esforços que vêm sendo feitos para divulgar do Espírito Santo como destino
O superintendente Pedro Rigo falou sobre divulgação do estado e anunciou investimento

Rigo anunciou ainda um aporte do Sebrae/ES a agências de turismo de outros estados para incentivá-las a trabalhar com o Espírito Santo. “Nós vamos lançar um edital na Festuris, feira de negócios turísticos em Gramado que acontece agora em novembro, ofertando R$ 500 mil para cinco agências de viagens promoverem o destino Espírito Santo. Nós acreditamos que, para além da nossa atenção ao empreendedor, precisamos nos impulsionar. Quem vende e conhece o turismo são as operadoras de viagem”.

Tendências e estratégias
A especialista e consultora em turismo Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, apresentou, em sua palestra, uma série de tendências globais para a atividade. “É importante ressaltar que não se trata de adivinhações ou previsões. Falar de tendências globais é uma estratégia de negócios que tem dado muito certo para quem aplica, porque é exatamente aquele meio do caminho entre a ciência e a criatividade, permitindo que os negócios inovem seguindo demandas que o mercado ainda não verbalizou, mas que já apresentam indícios”, explicou.

O painel, “Destinos Turísticos no ES: Tecnologia, Mercado e os Desafios da Comercialização” teve moderação do consultor em Turismo Richard Alves e participação da presidente executiva da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Marina Figueiredo; Fernando Gregório, da startup capixaba Vibes, voltada para o turismo; e Wendell Gomes Rôla, da agência de Turismo Receptivo “Receptivo de Charme”, de Fortaleza. O grupo falou sobre como as parcerias e os estudos sobre o perfil do visitante são importantes para potencializar o turismo.

Especialistas ofereceram uma visão de mercado sobre o turismo

O segundo painel, “Experiências Turísticas: Como Inovar e Criar Valor Para O Turista Moderno”, teve moderação de Jaqueline Gil e participação de Renata Vescovi, gestora do polo Sebrae de Turismo de Experiência; Janice Lima, da Cervejaria Três Santas e Cláudia Baumgratz, do Projeto Ibiti de Turismo Sustentável, que ingressou de forma on-line no painel. O grupo discutiu a promoção de vivências únicas para os visitantes, que desejam criar boas memórias e experimentar algo novo nos destinos.

O escritor Fernando Palácios fechou o dia com a palestra “Histórias que Conectam: O Poder do Storytelling”, com estratégias para utilizar a arte de contar boas histórias para vender os destinos aos turistas. Com muita interatividade, a palestra foi sendo construída com a participação dos presentes e inspirou empreendedores a criarem experiências que encantem os visitantes.

O diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, encerrou o evento ressaltando o quanto o Espírito Santo já evoluiu na discussão do turismo em menos de ano.

Diretor técnico Eurípedes Pedrinha falou da importância da integração entre profissionais do setor

“Estamos vivenciando uma verdadeira jornada de eventos, encontros e debates recheados de conteúdo para que, juntos, continuemos evoluindo os negócios, os serviços e a governança do turismo capixaba. Oportunidades como essa integram o setor, estimulam parcerias e o surgimento de novas estratégias para o desenvolvimento do turismo. Todos saímos daqui muito mais inspirados e engajados nessa transformação”, ressaltou.

No fim do evento, o Sebrae/ES sorteou entre os inscritos ingressos para a experiência na Casa Nostra, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, e para a tirolesa na rota do turismo de aventura em Pancas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Desafios
  • Discussão
  • Evento
  • Painel
  • palestra
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Tendências
  • Turismo