ASN ES Atualização
Compartilhe

Dia do Empreendedorismo Feminino:
uma data para celebrar conquistas e desafios

Levantamento do Sebrae/ES aponta que 57,5% das empreendedoras locais deixaram emprego formal para abrir o próprio negócio
Por Marta Moreira
ASN ES Atualização
Compartilhe

Um levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) no início deste ano traçou um “raio X” das mulheres que empreendem no nosso Estado. Mesmo com um vasto campo ainda a ser explorado e conquistado pelo público feminino, a pesquisa trouxe alguns dados passíveis de comemoração neste 19 de novembro, quando se celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino.

Intitulado “Empreendedoras Capixabas”, o estudo revelou que 85,6% das entrevistadas gerenciam seus negócios sozinhas, sendo que 54,1% atuam principalmente no setor de Serviços e 38,9% no Comércio. Além disso, o levantamento apontou que 57,5% das empreendedoras locais deixaram o emprego formal para abrir o próprio negócio.

Mais de 85% das empreendedoras capixabas gerenciam seus negócios sozinhas

A pesquisa também indicou que 59% das entrevistadas estão à frente de negócios com até cinco anos de existência, enquanto aproximadamente 24% já têm empresas consolidadas há mais de 10 anos. Outro dado relevante é que 35% conciliam a gestão do negócio próprio com um emprego formal.

Entre as participantes, 53,9% possuem registro como MEI, 21,9% administram micro ou pequenas empresas e 22,6% se identificaram como trabalhadoras informais, sem CNPJ. No aspecto demográfico, a maioria (64,6%) tem entre 30 e 49 anos, e cerca de 55% se declararam pardas ou pretas.

Embora as conquistas sejam muitas, o caminho para uma verdadeira igualdade de oportunidades ainda requer avanços significativos. Pesquisas do Sebrae mostram, por exemplo, que mulheres enfrentam mais dificuldades para acessar crédito em relação aos homens, um fator crítico que limita o potencial de crescimento de suas empresas. A sobrecarga de responsabilidades também aparece como um limitador para o desenvolvimento das mulheres, principalmente para aquelas que se dividem entre gerenciar o próprio negócio e as rotinas familiares. O respeito e a valorização das mulheres em todas as esferas sociais, o reconhecimento do seu impacto na transformação social, o desenvolvimento econômico e a sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e diversa também integram esse conjunto de limitadores.

Equilibrar a gestão do próprio negócio e as rotinas familiares ainda aparece como um dos desafios para as mulheres

Para equalizar oportunidades e ampliar as possibilidades de crescimento para o público feminino, o Sebrae/ES busca promover e fortalecer cada vez mais a presença das mulheres no mundo dos negócios. Uma dessas ferramentas é o projeto Sebrae DELAS, iniciativa voltada exclusivamente para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres e pelo qual as empreendedoras são capacitadas sobre gestão e aprimoramento de competências socioemocionais.

Suzana Sanches, gestora do Sebrae DELAS
Suzana Fernandes, do Sebrae DELAS: iniciativa promove conexões, apoio mútuo e oportunidades de networking, entre outros

No Sebrae DELAS, as participantes também receberem apoio e estímulo para seguirem engajadas no desenvolvimento contínuo. “Além disso, as mulheres que fazem parte do projeto podem fazer parte da Comunidade Sebrae DELAS, uma iniciativa que promove conexões, apoio mútuo, oportunidades de networking e acesso a conteúdos, experiências e ferramentas exclusivas. Essa visão é essencial para construirmos um ecossistema de negócios mais inclusivo, que inspire novas gerações de empreendedoras a sonhar e a realizar”, explica a gestora do Sebrae DELAS no Espírito Santo, Suzana Fernandes.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • empreendedores
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo feminino
  • Micro e Pequenas Empresas
  • Pequenos negócios