Imagina descobrir que o destino ideal para seu próximo passeio ou férias está logo ali, a poucos quilômetros de casa. Foi com essa proposta que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) lançou a ação estratégica Espírito Santo: meu estado, Meu destino, durante a Feira dos Municípios, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento reuniu os 78 municípios capixabas e, pela primeira vez, apresentou o Espírito Santo ao próprio capixaba como um destino turístico completo, acessível e surpreendente.
A iniciativa, idealizada pelo Sebrae/ES em parceria com as instâncias de governança turística do estado, teve como objetivo principal de estimular o turismo interno, conectando moradores da Grande Vitória e de outras regiões com os encantos do seu próprio território. “Nossa intenção é apresentar o Espírito Santo para o capixaba e a partir disso permitir que ele olhe para o estado com os olhos de um turista”, explicou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Uma grande agência de viagens capixaba
A ação estratégica transformou o estande do Sebrae, na Feira dos Municípios, que aconteceu de 03 a 06 de julho, no Pavilhão de Carapina, em uma verdadeira agência de viagens, com mais de 20 agências de turismo locais oferecendo pacotes, passeios e roteiros para todas as regiões do estado.
Segundo a gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Ana Karla Macabu, a ação foi cuidadosamente planejada: começou com reuniões com as 10 instâncias de governança turística, seguidas de edital de chamamento público às agências interessadas. O resultado desse trabalho foi criar uma vitrine com mais de 30 pacotes turísticos, com preços acessíveis e opções de parcelamento, pensados, especialmente, para o público capixaba.
“Foi uma construção coletiva. Ouvimos as agências, tratamos os roteiros com cuidado, criamos materiais, reunimos a equipe do núcleo de turismo do Sebrae, as agências e agentes de viagens que apresentaram o estado, ofertando pacotes, passeios e roteiros turísticos” disse.

-
Destinos que encantam
Ana Karla Macabu ressaltou que entre os roteiros mais procurados, Santa Teresa e a região do Caparaó se destacaram. Mas também houve grande interesse por experiências como o avistamento de baleias e a Rota do Dragão, em Muqui. “A diversidade de opções mostrou que o Espírito Santo tem atrativos para todos os gostos — do ecoturismo à gastronomia, do litoral às montanhas.
Quem passou pelo estande do Sebrae e aprovou a ação foi a empreendedora Ana Venturim. “A gente sempre acha que o estado vizinho é melhor, mas não conhece as belezas do nosso próprio Espírito Santo. Essa iniciativa é inédita e necessária para levar o nosso estado para todos.”
Para o empreendedor Cláudio Adão Ribeiro, que já costuma viajar por alguns municípios do Espírito Santo, a ação despertou o interesse de conhecer outras regiões do estado. “Já costumo ir para Santa Teresa, Domingos Martins, Ibiraçu, Guarapari, Anchieta, mas agora quero conhecer outras regiões e o Caparaó será o meu próximo destino”, afirmou.
-
Mais que vendas, conexões.
Embora a venda de pacotes tenha sido um dos objetivos, o foco principal da iniciativa foi a divulgação do potencial turístico capixaba. A ação também gerou conexões entre agências de diferentes regiões, fortalecendo o ecossistema do turismo local. “Foi uma ação inovadora, que deu brilho à feira e que, com certeza, será repetida em outros eventos. O conceito “Meu Estado, Meu Destino” sintetiza o propósito da campanha de despertar no capixaba o orgulho e o desejo de explorar o que o Espírito Santo tem de melhor”, finalizou Pedro Rigo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

