Imagine poder oferecer seus serviços diretamente para escolas, prefeituras e hospitais da sua cidade, sem enfrentar a burocracia dos processos licitatórios. Essa é a proposta do Programa Contrata Mais Brasil, plataforma do Governo Federal, que no estado foi lançada na última quinta-feira (21), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a finalidade de abrir novas portas para os Microempreendedores Individuais (MEIs) do Espírito Santo.
Com funcionamento semelhante ao de um marketplace, o sistema permite que órgãos públicos publiquem demandas de serviços e que MEIs ofereçam suas propostas de forma simples, rápida e segura. O valor máximo por contratação é de R$ 12.541,00, e tudo é feito de forma digital, sem burocracia.
“É a tecnologia ajudando a resolver assuntos importantes. Com essa plataforma, geramos trabalho e renda nos municípios, criando oportunidades reais para os MEIs”, destacou o governador do Estado, Renato Casagrande.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o secretário nacional do Ministério do Empreendedorismo, Maurício Juvenal; do superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Pedro Rigo; além de prefeitos e representantes de instituições voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios, entre outros gestores públicos.
-
Prestação de serviço sem burocracia
Como funciona? O órgão público cadastra a necessidade de serviço na plataforma. Os MEIs interessados apresentam suas propostas com valores. A melhor oferta é contratada, sem licitação, garantindo agilidade na contratação e renda para quem empreende, além de contribuir para a desenvolvimento econômico na região.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a iniciativa vem para oportunizar os MEis. “É uma forma rápida e fácil de qualquer instituição comprar diretamente de um MEI. Isso permite que o empreendedor faça várias vendas ao longo do ano, contribuindo para seu crescimento e até sua transição para microempresa”, ressaltou Rigo.

-
Pioneiro no Espírito Santo
O prefeito de Atílio Vivácqua, Helio Humberto Lima Filho, mais conhecido como Helinho, foi o primeiro gestor municipal a aderir à plataforma. E o primeiro MEI contratado no Espírito Santo foi Rogério Lima, que presta serviços de pequenos reparos. Ele foi contrato pelo município para trocar fechaduras na prefeitura.
“Me cadastrei na plataforma, três dias depois fui chamado para trocar fechaduras na prefeitura. Uma semana depois, já tinha recebido pelo serviço. É simples e aproxima a gente das oportunidades”, contou Rogério.
Já o prefeito Helinho, disse que os gestores dos outros municípios que ainda não aderiram à plataforma devem fazer o cadastro. “Hoje vejo que Contrata Mais Brasil é uma ferramenta inovadora que consegue garantir renda dentro do município, além de conseguir que o serviço seja executado com agilidade e qualidade”, ressaltou.
-
Quem pode participar?
Se você é carpinteiro, chaveiro, pintor, vidraceiro, bombeiro hidráulico, eletricista ou realiza qualquer tipo de reparo, essa é a sua chance. Basta acessar a plataforma com seu login do gov.br, se cadastrar e começar a oferecer seus serviços.
Além do Contrata Mais Brasil, durante a solenidade também foi lançado o programa Acredita, voltado para facilitar a renegociação de dívidas e ampliar o acesso ao crédito com juros diferenciados, o evento contou com a participação do ex-jogador Raí, que é embaixador do Programa Acredita.

-
-
Acesse o Guia do Empreendedor Contrata Mais Brasil
-
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-

