A charmosa região das montanhas capixabas se transformou, nesta segunda-feira (27), no centro do turismo de luxo brasileiro. A Pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul, referência nacional em hospedagem de alto padrão, recebe até a próxima quinta-feira (30) o aguardado encontro nacional da Associação Roteiros de Charme, reunindo cerca de 100 empresários do setor hoteleiro de todo o país.
O evento, que traz como foco autenticidade, sustentabilidade, encantamento, hospitalidade e inovação, vai abordar temas como gestão de luxo, com o palestrante Carlos Ferreirinha; os impactos da reforma tributária na hotelaria, com Paulo Henrique Barbosa Pêgas; sustentabilidade, com Marina Barki, da Embratur, além do tema estratégia de inteligência de ocupação hoteleira, com Vanessa Vilela.
Além das palestras, os empresários também vão viver uma experiência turística pela região, passando por empreendimentos que representam o potencial capixaba no segmento de luxo. O roteiro inclui visita à Fazenda Camocim, Sítio Lourenção e à charmosa Casa Nostra, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante.
O Espírito Santo, que já conta com dois empreendimentos associados à Roteiros de Charme, sendo a própria Pousada Rabo do Lagarto e a Pousada Ka 347, em Itaúnas, conta com um território fértil para expansão. Regiões como Caparaó, Montanhas e Imigrantes possuem infraestrutura e vocação turística, mas precisam avançar no entendimento dos critérios exigidos para integrar essa seleta rede.
O presidente da Associação Roteiros de Charme e proprietário da Pousada Pedra da Laguna, em Búzios, Roberto Fuzetti, celebra a realização do encontro nacional no Espírito Santo como um marco para o turismo capixaba.
“É a primeira vez que trazemos os hoteleiros para o estado, e isso tem um significado especial. Os pilares da nossa associação são a sustentabilidade e a qualidade na hotelaria, sempre atentos às tendências do setor. Hoje, nossos hotéis estão preparados para oferecer o chamado ‘luxo invisível’, aquele que se revela no cuidado com os detalhes e na excelência da hospitalidade, sem ostentação. As Pousadas Rabo do Lagarto, em Pedra Azul, e Ka 347, em Itaúnas, são bons exemplos disso. Nosso desejo é ampliar essa rede, incentivando uma hotelaria de qualidade que respeite o meio ambiente, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) está nos apoiando nessa estratégia. Queremos mostrar o Espírito Santo e o Brasil não apenas para os brasileiros, mas também para o mercado internacional, com charme, responsabilidade e autenticidade”, ressaltou Roberto Fuzetti.

Já a proprietária da Pousada Rabo do Lagarto, Lilia Mello, celebra com entusiasmo a realização da assembleia anual da Associação Roteiros de Charme em Pedra Azul, destacando o momento como uma oportunidade única de celebração e troca estratégica entre os 76 hotéis associados espalhados pelo Brasil.
“Receber hoteleiros de todo o país aqui no Espírito Santo é uma conquista que nos enche de orgulho. É uma chance de mostrar a força da nossa região e discutir temas fundamentais como sustentabilidade, parcerias com agências e instituições como a Embratur, além de reforçar os critérios ambientais que norteiam nossa atuação, mas nada disso seria possível sem o apoio do Sebrae/ES”, afirma.
Segundo Lilia, manter-se no Roteiros de Charme exige dedicação diária, atenção aos detalhes e compromisso com uma conduta ambiental exemplar. “Ver que conseguimos entrar e permanecer por 16 anos na associação é motivo de grande emoção. Hoje, não apenas recebemos os colegas na Pousada Rabo do Lagarto, mas também colocamos o Espírito Santo no centro das atenções do turismo de charme e sustentabilidade.”
Para o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, o Espírito Santo possui hotéis em diversas regiões com potencial para integrar a Associação Roteiros de Charme. “Convidamos sete proprietários de hotéis que identificamos como potenciais candidatos para participarem do evento. Nosso objetivo é que conheçam todos os requisitos para fazer parte da Roteiros de Charme e, assim, contribuir para posicionar o Espírito Santo como um dos destinos que oferecem o chamado turismo de luxo invisível”, concluiu Rigo.

Mais do que um encontro de empresários, o evento da Roteiros de Charme em Pedra Azul é uma oportunidade de conexão, aprendizado e inspiração. Ao reunir os principais nomes do turismo de luxo nacional, o Espírito Santo se posiciona como protagonista de um novo capítulo na história da hospitalidade brasileira, onde charme está conectado com sustentabilidade e hospitalidade.
-
Empreendedores do agroturismo apresentam produtos aos visitantes

-
-
Do tradicional Socol ao exótico café do Jacu, empreendedores das agroindústrias das Montanhas Capixabas encantaram os visitantes ao apresentarem uma seleção de produtos que refletem a autenticidade e a diversidade da produção local. A iniciativa, conduzida pelo Sebrae/ES, reuniu sabores únicos e saberes tradicionais, reforçou o potencial do agroturismo como vitrine da cultura capixaba e como motor de desenvolvimento sustentável para a região serrana. Os visitantes puderam conhecer de perto o trabalho artesanal dos produtores, que transformam ingredientes locais em verdadeiras experiências gastronômicas. Além disso, a cultura italiana também foi apresentada aos convidados, que puderam apreciar uma polenta feita na hora ao som de uma boa música.
-

-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

