O ano de 2025 foi o ano dos pequenos negócios. De janeiro a dezembro, mais de 5 milhões de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram registrados em todo o país. E esse número deve continuar crescendo em 2026. De acordo com a mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), o país tem mais de 47 milhões de potenciais empreendedores que desejam ter um negócio próprio em até três anos. No Espírito Santo, foram abertas 108.526 mil empresas nos portes MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa) e EPP (empresa de pequeno porte) em 2025. O número de abertura de empresas vem numa crescente desde 2022, quando foram contabilizados 80.916 mil novos empreendimentos, demonstrando um crescimento de 34%.
Se está na lista de metas para este ano começar a empreender, o Sebrae pode ajudar com uma série de conteúdos, cursos e ferramentas gratuitas para quem deseja abrir um pequeno negócio e não sabe por onde começar.
Iniciando um pequeno grande negócio
O curso gratuito de apenas 10 horas traz conceitos básicos de empreendedorismo e identifica os elementos para iniciar um negócio, incluindo análise de mercado, definição de público-alvo e estruturação de um plano de negócios. A capacitação ajuda também a definir produtos e serviços diferenciados e dá noções básicas de gestão para o dia a dia.
👉 Inscreva-se já
Ideias de Negócio
A plataforma elaborada pelo Sebrae reúne mais de 400 ideias de negócios com informações completas que ajudarão no planejamento e na abertura destes novos estabelecimentos, como indicações sobre a melhor localização, equipe para cada tipo de negócio, equipamentos, legislação, entre outras.
👉 Confira neste link
Como captar recursos para o seu negócio
Em duas horas de curso, o empreendedor que já está com a empresa estabelecida – e se encontra em uma situação financeira difícil ou quer expandir o negócio – aprende sobre como acessar as linhas de financiamento. A capacitação oferece uma ampla visão sobre os cuidados na busca por um financiamento e como obtê-lo. Quem está iniciando um empreendimento também deve fazer o curso para não cair em ciladas.
👉 Acesse agora
Como controlar o fluxo de caixa
Em 10 horas de capacitação, os donos de pequenos negócios compreendem a importância do fluxo de caixa para a gestão financeira do negócio e identificam os elementos que compõem o controle de entradas e saídas de recursos. O curso é ideal para quem busca mais planejamento, segurança e controle das finanças, além de ajudar na projeção de cenários futuros e com estratégias para evitar riscos e tomar decisões com mais segurança.
👉 Faça sua inscrição
Ferramenta Fluxo de Caixa descomplicado
Para começar 2026 mais organizado, o Sebrae disponibiliza a ferramenta Fluxo de Caixa para os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Com a ferramenta on-line, a gestão financeira do pequeno negócio se torna simples e eficiente.
Por lá, é possível registrar todas as entradas e saídas de caixa, visualizar o saldo atual e projetado e uma visão clara dos seus compromissos financeiros futuros. Além de simplificar a emissão da guia DAS para MEIs, a ferramenta permite ainda a criação de relatórios personalizados para diferentes períodos, enviados automaticamente por e-mail.
👉 Confira neste link
—
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
–
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

