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Catálogo PROJETAR dá visibilidade para empreendedores anônimos do Centro de Vitória

Projeto realizado pela Catedral de Vitória, conta com a parceria do Sebrae/ES e da Aderes.
Por Redação
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Por meio de um catálogo que tem como principal objetivo dar visibilidade para 52 iniciativas de geração de renda, todas idealizadas por pessoas residentes no entorno do Centro de Vitória, entre Moscoso, Fonte Grande, Parque Moscoso, Piedade e Santa Clara, foi lançado digitalmente o “PROJETAR – Iniciativas Solidárias e Criativas”. Um projeto realizado pela Catedral Metropolitana de Vitória, e que tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo de Vitória (Aderes).

O trabalho foi idealizado com o propósito de desenvolver ações que pudessem minimizar os problemas socioeconômicos decorrentes da crise sanitária, causada pela pandemia da Covid-19, além de enfrentar o desemprego e apoiar iniciativas de geração de renda para as famílias em estado de necessidade, localizadas no Centro da capital. “O catálogo expressa o apoio ao empreendedorismo e o fomento de iniciativas locais, uma estratégia pensada para o desenvolvimento da região”, reforça a Analista do Sebrae/ES, Silvia de Paula.

Segundo o gerente de Micro e Pequena Empresa da Aderes, Paulo Barbosa, esse trabalho tem o objetivo de impulsionar empreendedores do Centro de Vitória. “A criação do Catálogo PROJETAR Iniciativas Solidárias e Criativas tem como finalidade dar visibilidade e impulsionar empreendedores que antes eram anônimos e muitas vezes não sabiam como oferecer seus produtos e serviços feitos nas comunidades onde vivem. Para isso, estão sendo ofertadas consultoria e capacitação para essas pessoas”, afirmou Paulo Barbosa.

Os trabalhos selecionados foram mapeados e o registros fotográficos foram compilados em um catálogo online, já disponível para divulgação. E o Sebrae/ES, além de contribuir com a realização do catálogo, ainda oferece apoio técnico para os empreendedores que participam do projeto, por meio de cursos e acompanhamento individual.

É o caso, por exemplo, da empreendedora Stefania Luzia Pessotti de Abreu, moradora do Centro de Vitória e que trabalha com produção e venda de alimentos. Ela começou a trabalhar com a mãe, mas com a pandemia, precisou atender a clientela de casa. Seguiu produzindo os doces para casamentos e aniversários, além de bolos de pote, pudim, cones, bombons e tantos outros doces e sobremesas. E também começou a atender os pedidos para comidas salgadas, incluindo empadão, lasanha e outros. “Esse catálogo veio para nos dar visibilidade, nos tornar conhecidos dentro e fora da nossa comunidade. Estou muito satisfeita e grata com essa iniciativa”, disse a empreendedora.

Para a coordenadora do Projeto, que é voluntária na Catedral e assistente social, Tania Maria Silveira, essa é uma estratégia de desenvolvimento local. “No nosso próprio território tem muita gente que pode consumir os produtos dessas pessoas. Esses empreendedores podem fazer vendas casadas de acordo com o seu produto, juntando clientela e fortalecendo seus negócios”, destacou.

Tania Maria Silveira acrescentou que a intenção é prosseguir com as atividades de economia solidária e criativa com as 500 famílias inscritas no projeto social da Catedral de Vitória, que é realizado em parceria com o Movimento Comunitário do Centro de Vitória (Amacentro), a Associação de Moradores do Parque Moscoso (Ampar), a Comunidade Mensageiros da Boa Nova, a Escola de Samba Unidos da Piedade, a Fraternidade Cristã Bezerra de Menezes, o Grupo Raízes do Bem e os Voluntários do Bem Vix.

Confira o Catálogo > clique aqui!

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