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As ações do Sebrae/ES levaram soluções para as áreas de turismo, agronegócio, indústria, artesanato, comércio, inovação, serviços, educação, entre outros.
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O ano de 2022 apontou um crescimento significativo no número de atendimentos realizados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). A instituição vai atingir a marca histórica de mais de 450 mil atendimentos a Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), entre outros públicos atendidos, a exemplo dos produtores rurais. Um aumento superior a 70% em relação ao ano anterior, já que em 2021 foram feitos pouco mais de 264 mil atendimentos.

“Esse número representa um marco histórico para o Sebrae/ES. Nunca antes, em toda a história da instituição, chegou-se a um número tão expressivo. Isso é fruto de nosso planejamento estratégico, que direcionou o Sebrae/ES a estar focado no cliente. Nos direcionamos ao nosso público-alvo por meio de parcerias empresariais, durante um ano em que ainda inauguramos novos escritórios regionais, aumentamos o número de especialistas e analistas na equipe e realizamos capacitações internas, entre tantas outras ações que nos ajudaram a alcançar esse resultado”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Ele avalia, ainda, que esses números apontam o crescimento do interesse dos capixabas em buscar por capacitação e conhecimento para empreender, o que também reforça a importância da instituição para quem deseja abrir ou aprimorar o seu negócio.

“Estamos presentes em todas as regiões do Espírito Santo, com dez Agências de Desenvolvimento Regionais, além de diversas parcerias com entidades empresariais e, também, com os municípios, por meio das Salas do Empreendedor, dos Agentes Sebrae e do Programa Cidade Empreendedora, promovendo e apoiando ações voltadas à consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado na facilitação do acesso ao conhecimento, ao crédito, à tecnologia e ao mercado. Sendo que a nossa missão é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, fomentando o empreendedorismo junto aos capixabas”, reforça Rigo.

Crescimento estratégico

Para atingir esse marco histórico no número de atendimentos, uma das estratégias assumidas foi o reforço no atendimento online, oferecendo ao cliente uma diversidade de serviços sem precisar ir até algum escritório do Sebrae/ES, incluindo consultorias, cursos, palestras, oficinas, entre outros. Ação que atuou em conjunto com a ampliação no número de parcerias com instituições, a exemplo de associações e sindicatos.

“Já são mais de 130 instituições credenciadas, parcerias, que ajudam a levar nossas soluções até os clientes. Isso sem contar as parcerias que fizemos com os Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Enfermagem e de Arquitetura e Urbanismo, com os profissionais liberais e as empresas acessando os serviços do Sebrae/ES por meio de uma plataforma pensada direta para eles”, aponta Pedro Rigo.

O reforço também foi na equipe. Atualmente, o Sebrae/ES mantém mais de 100 agentes, atuando em diferentes frentes no atendimento, a exemplo dos agentes locais de inovação, os de orientação empresarial e os de desenvolvimento territorial. Além do aumento no número de colaboradores, principalmente para atuarem junto aos escritórios regionais.

“E ainda colhemos bons frutos de uma alteração que fizemos no modelo de contrato aos consultores credenciados. Se anteriormente eles tinham o limite mensal de 120 horas de atendimento, hoje em dia não há mais um teto, com esse consultor credenciado podendo atender de acordo com a capacidade dele, sem restrições”, explica o superintendente.

Todo esse conjunto de estratégias ajudou o Sebrae/ES a passar dos 450 mil atendimentos realizados em 2022. “E essa conquista também aparece no recente reconhecimento que recebemos, ao vencer a categoria entidade do Marcas de Valor 2022. Ainda mais celebrado por saber que esse prêmio vem da sociedade capixaba, reforçando a qualidade dos serviços que prestamos, e apontando a confiança dos nossos clientes”, avalia Rigo.

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E os atendimentos realizados pelo Sebrae/ES alcançam diversas áreas, beneficiando setores importantes para a economia capixaba, como agronegócio, comércios e serviços, turismo, cultura e indústria. E com ações de ampla diversidade, tanto em atividades quanto em parcerias realizadas, sempre oferecendo suporte ao empreendedor para alavancar os negócios, seja como MEI, ME ou EPP.

Cidade Empreendedora

Muitas das ações de desenvolvimento e apoio ao empreendedorismo capixaba foram realizadas, ainda, em parceria direta com os municípios do estado. “O Sebrae/ES segue próximo do poder público e articulando com as prefeituras novas oportunidades para o desenvolvimento das MPEs e dos MEIs. Esse é o nosso compromisso com os pequenos negócios, que são os principais geradores de emprego e renda no Espírito Santo”, explica o superintendente Pedro Rigo.

E essas ações partem, ainda, da customização do portfólio de soluções oferecido pelo Sebrae/ES aos empreendedores e municípios capixabas, conforme a necessidade do cliente. Muitos desses trabalhos estão construídos junto às dezenas de Salas do Empreendedor, localizadas em espaços cedidos pelas Prefeituras, e também por meio do Programa Cidade Empreendedora, que está presente em todos os municípios capixabas.

Por sinal, o Sebrae/ES foi o primeiro do país a levar o programa a todos os municípios de um mesmo estado, e somente no ano de 2022 foram apresentadas mais de 300 ações para as 78 prefeituras, oferecendo soluções de apoio ao empreendedorismo.

ASN Espírito Santo - Agência Sebrae de Notícias A realização do Painel de Especialistas foi fundamental para ajudar na construção da Rota Estratégica da Economia Criativa para o Espírito Santo, dentro das ações realizadas por meio de convênio firmado entre Sebrae/ES e Secult.

Cultura, Turismo e Artesanato

As ações atingem, por exemplo, as áreas de turismo, economia criativa, cultura e artesanato. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por exemplo, mais de 20 atividades foram desenvolvidas: incluindo cursos nas áreas de games e de música, além das ações ligadas ao ES Film Commission e ao Cocreation Lab, por exemplo.

E também há ações direcionadas para o artesanato capixaba. Além dos cursos, o Sebrae/ES esteve presente na CASACOR Espírito Santo 2022, apresentando a Loja do Artesanato na rota do evento, com 17 artesãos e mais de 200 produtos expostos durante o evento; além de ter apoiado a realização da ArteSanto, uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, e que aconteceu entre novembro e dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. Também houve seleção de 12 unidades de produção artesanal para participarem na 33ª Feira Nacional do Artesanato – Missão Mãos de Minas, além de uma conquista muito importante: dois artesãos capixabas estão entre os vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

Para o turismo, o Sebrae/ES atuou em parceria com instituições e prefeituras, oferecendo cursos e serviços, além de ter contribuído na realização de diferentes eventos, tanto em território capixaba quanto em outros estados. Um exemplo disso foi a participação de 15 empresas capixabas, da área do turismo, na 34ª edição do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), além dos empreendimentos que foram contemplados para participarem da missão empresarial que esteve presente na 49ª ABAX Expo 2022, em Recife (PE), incluindo agências de viagens e meios de hospedagem.

Mas também houve ação direcionada para o desenvolvimento do turismo local, fortalecendo toda a cadeia de serviços. “Afinal, o Espírito Santo apresenta um histórico de vivências no Agroturismo, e a oferta de experiências passa a ser um dos principais focos de atuação para a estruturação de produtos turísticos capazes de gerar incremento de renda às famílias, tendo em vista a oferta de produtos com alto valor agregado”, comenta o superintendente do Sebrae/ES.

Em 2021, por exemplo, foram formatados 21 produtos de experiências na Região Montanhas Capixabas, com foco principal nos cafés especiais, nas cervejas artesanais e no tropeirismo. E a partir de 2022, tendo em vista os resultados favoráveis obtidos, foi realizada uma parceria financeira com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para a formatação de novos produtos de experiência, abrangendo todo território capixaba.

“Nesta nova etapa foram identificados produtos com maior potencial para a construção de jornada de experiência, tanto pelo processo produtivo ou pelo reconhecimento de identidade geográfica, quanto pela especificidade cultural ou pela demanda já constatada”, explica Pedro Rigo. Ao todo, 60 empreendimentos foram atendidos, assim como seis produtos do Turismo de Experiência: cafés especiais, cervejas artesanais, produtos do agroturismo, serviços de observação de aves e, também, no turismo religioso; além de envolver aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

“Tão importante quanto a estruturação dos produtos turísticos de experiência é colocá-las no mercado e, para tanto, ao longo de 2022, foram realizadas ações de comercialização em parceria com a Associação Brasileira de Operadoras de Viagem (Braztoa), além da realização da Ruraltur ES, feira de turismo rural com foco nas experiências”, conta o superintendente.

Falando em feiras, o Sebrae/ES ainda realizou, em julho de 2022, a primeira edição da Feira do Empreendedor, com seis dias de muito trabalho em prol do fortalecimento e do crescimento dos pequenos negócios. Foram mais de 45 mil atendimentos realizados, além de mais de 400 capacitações gratuitas oferecidas.

Isso sem contar das diversas feiras e eventos realizados em diferentes municípios capixabas, ao longo de todo o ano, apoiando e contribuindo na divulgação e comercialização dos produtos das micro e pequenas empresas capixabas. E em muitas dessas atividades atuando diretamente com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Educação

Falando em prêmios, o professor Marcelo Camponez, da Universidade Vila Velha, ganhou o primeiro lugar na categoria Ensino Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na etapa nacional. E o Espírito Santo ainda contou com a presença da professora Fernanda da Silva Geraldo, uma das finalistas nacionais na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais.

Por sinal, o projeto de Educação Empreendedora do Sebrae/ES segue atuando em parceria com prefeituras e instituições, incluindo escolas públicas e privadas, de diferentes anos de aprendizagem, atendendo a crianças, adolescentes e jovens ao levar até eles mais conhecimento e informação, promovendo o desenvolvimento do pensamento empreendedor em todas as idades.

Outra ação de destaque, em 2022, na educação, foi a parceria feita com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do financiamento de bolsas de iniciação científica para estudantes que desejam atuar na área do desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) capixabas e/ou na melhoria dos processos internos do Sebrae/ES, voltados para o atendimento do público externo. São bolsas no valor de R$ 700, para um período de 12 meses.

Inovação

As ações do Sebrae/ES também têm o foco no Ecossistema de Inovação Capixaba, desde projetos e serviços oferecendo capacitação das startups, nas áreas de gestão e negócios; até a divulgação e publicação de chamadas e editais que possibilitam as empresas do setor de inovação a participarem de eventos e concursos, com objetivo de oportunizar o acesso para novos mercados.

Em novembro deste ano, por sinal, houve a realização do Startup Experience by ESX, com público de 2 mil pessoas com interesse em empreender na área da inovação. Além do lançamento da chamada pública aberta, no valor de R$ 2,7 milhões e direcionada para o fortalecimento de Ambientes Promotores de Inovação (APIs). As inscrições, por sinal, seguem abertas até dia 08 de janeiro de 2023

Outro destaque no setor de inovação foi a realização da primeira edição do Cocreation Lab, a maior pré-incubadora do Brasil, em parceria com a Secult e a TXM Methods. Um evento voltado para pessoas que tinham uma ideia criativa, com foco em projetos na área cultural e na economia criativa.

Petróleo e Gás

As contribuições do Sebrae/ES também envolvem o setor de petróleo e gás, do estado, promovendo desde a aproximação comercial dessas empresas capixabas com grandes empresas do setor, por meio das rodadas e dos seminários de negócios, até missões comerciais e técnicas.

Grande parte dessas oportunidades foram construídas a partir da participação das empresas capixabas em feiras nacionais e internacionais, destinadas para o setor, a exemplo das Feiras OTC Houston, Mec Show e Rio Oil & Gás. Além das missões internacionais, incluindo a de OTC Houston, Mossoró Oil & Gás, Rio Oil & Gás e de Guiana.

E ainda houve, em 2022, o 4º edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups, realizado em parceria com o Sebrae, e aberto para startups, microempresas e empresas de pequeno porte. Para cada empresa selecionada houve o aporte financeiro de R$ 500 mil até R$ 1,5 milhão, com a empresa responsável em desenvolver uma tecnologia que traga soluções para a Indústria de Petróleo, Gás e Energia.

  • 450 mil atendimentos realizados pelo Sebrae/ES, em 2022.

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