O Carnaval é logo aí, e algumas empreendedoras já estão preparadas para receber a demanda da clientela. Afinal, aproveitar essas datas é uma das estratégias que ajudam a alavancar as vendas e a ampliar o atendimento. Essa e outras dicas importantes fazem parte do Calendário do Empreendedor, construído pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e já disponível no site https://cliente.sebraees.com.br/calendario-empreendedor.
“Com o calendário em mãos, o empreendedor tem uma ferramenta estratégica a mais para vender melhor o ano inteiro, planejando mês a mês e apontando as datas promocionais que podem movimentar o mercado. E o Carnaval é uma dessas oportunidades, oferecendo a chance de se criar novos produtos para acolher a clientela cativa e, também, a que chega até o empresário por conta da data”, explica a analista do Sebrae/ES Andrea Gama.
As empresárias Larissa Gonçalves e Priscila Lugon já sabem que a procura pelos serviços só aumenta nesse período. Ambas estão com o planejamento em ordem e, por isso, aguardam ansiosas pelos dias de folia. Segundo elas, essa é a data em que a produção mais que duplica, e saber se organizar para o período é fundamental.
A Larissa Gonçalves, que trabalha com unhas em gel, já começou a pensar na sua agenda pré-carnaval, incluindo os ensaios das escolas de samba e os desfiles no Sambão do Povo. “Toda data comemorativa é excelente, mas no Carnaval a demanda é muito alta, inclusive com novas clientes. Posso até mostrar as mensagens no Instagram e no WhatsApp, são tantas que estou com mais de 30 para responder”, comenta a empresária, que está no ramo há seis anos.
Sua experiência profissional começou ainda aos 19 anos, quando percebeu que o movimento para fazer unha normal estava diminuindo. “Fui estudar e aprender a fazer unha em gel, porque na época já era febre. Comecei no salão de minha tia, depois passei a atender na minha casa, até conseguir meu espaço em 2021, o Casa de Beleza”, celebra.
Criatividade
E para o Carnaval deste ano, Larissa espera inovar. “As clientes sempre buscam por novidades. Elas querem curtir o bloco, ir à praia, curtir os ensaios das escolas. Eu atendo uma rainha de bateria, uma diretora de bloco de carnaval e uma intérprete. Todas vivem o carnaval, e é uma delícia entrar nesse clima com elas”, confessa. Mas ela sabe que a criatividade virá de todas as clientes: “Eu já sei que meus esmaltes neon vão esgotar, porque nessa época sai tudo”.
E não é só procura por unhas em gel, coloridas e divertidas. A busca também é por roupa, calçado, maquiagem, acessórios de cabeça, cabelo… “É toda uma caracterização, então é uma excelente hora de pensar em investir e empreender na área que você gosta e que tem um grande sonho em trabalhar, porque impulsiona mesmo”, indica Larissa.
Por sinal, foi exatamente assim que a empreendedora Priscila Lugon resolveu acreditar e lançar a marca Lá Vem a Leonina, em 2017. “Depois de anos trabalhando em fábricas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, como estilista, eu queria criar algo livre, sem ter que me preocupar com modinha ou gêneros. Criei a Leonina para juntar brilho, estampa, transparência, tudo que eu gostava e que não encontrava nas lojas”, conta.
A partir de então, os acessórios, que começou a fazer ainda na faculdade, incluindo os arcos, brincos e outros adereços que vendia às amigas, voltaram para a linha de produção. “Só que agora com muito mais brilho e personalidade, usando de matérias não tão convencionais nas criações”, explica.
E é claro que com tanta cor e diversão, o Carnaval é a época mais movimentada. “Às vezes preciso recusar alguns pedidos por falta de tempo para produzir, já que sou eu quem faz todo o processo de modelagem, corte, costura das roupas e montagem dos adereços”, revela Priscila. Afinal, tem carnaval para todos os gostos: bailes, blocos, sambódromo.
Para a folia de 2023, a expectativa da empresária está lá em cima. Afinal, as ideias foram se acumulando por conta dos carnavais não realizados nos anos anteriores, devido à pandemia. “E antes mesmo de eu comunicar que havia voltado a produzir peças e acessórios, os pedidos começaram a chegar. Isso é ótimo”, frisa.
Estar preparado para receber essas demandas pode contribuir diretamente no sucesso do negócio. “Por isso o Calendário do Empreendedor é ideal para ajudar no planejamento. Ele oferece dicas de organização, desenvolvimento de objetivos e metas, assim como de capacitação e de fidelização de clientes”, reforça a analista do Sebrae/ES.
Siga Larissa e Priscila nas redes: @larissanbeauty e @lavemaleonina
Calendário do Empreendedor > https://cliente.sebraees.com.br/calendario-empreendedor.
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