ASN ES Atualização
Compartilhe

Casa Nostra: um espaço para criar memórias e reviver a história da imigração italiana no Espírito Santo

O espaço aberto à visitação durante a RuralturES, em Venda Nova, tem atraído a atenção do público e é uma das atividades para potencializar o Complexo Turístico de Pindobas
Por Rogéria Gomes
ASN ES Atualização
Compartilhe

Uma das atrações à disposição do público durante a RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, realizada em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, a Casa Nostra vem cumprindo o papel a que se propõe: oferecer aos visitantes a experiência de vivenciar costumes e tradições de uma típica casa de família italiana. Com visitas guiadas previamente agendadas, o espaço continuará a funcionar inclusive após a feira, que se encerra neste domingo (8), oferecendo também a alternativa da visita autoguiada, em que o visitante circula pelos espaços conhecendo um pouco da história da imigração italiana na região.

E nem precisa ter ligação direta com as raízes dos imigrantes para se emocionar com a imersão na Casa Nostra. É o que conta Clêmia Soares Santana, de São Mateus, que classificou a experiência como indescritível: “É impressionante o que a gente experimenta aqui. Cada momento, casa sensação, tenho muita admiração por tudo o que a imigração italiana representa pra gente. Tantos costumes que estão dentro da nossa casa e a gente não percebia que vem desse lugar, dessa tradição. É uma experiência para criar memória afetiva”, destaca ela.

Maria Bertillo Branco, de Niterói (RJ), também se impressionou com a incursão pela Casa Nostra. “A sensação é muito interessante porque, de alguma forma, acredito que todas as culturas dos imigrantes que fizeram o Brasil acabam entrando na nossa cultura. A gente retoma um pouco do que viveu na infância e relembra dos ancestrais”, conta ela que, juntamente com o marido, está passando uns dias em Venda Nova do Imigrante e aproveitou para visitar a RuralturES e a Casa Nostra.

A turista Délia Maria Cerqueira, de São Paulo, é outra que aproveitou a passagem pelo município para visitar a exposição. “Minha família é de origem portuguesa, mas morou muito tempo no Rio Grande do Sul e eu convivi com um pouco da cultura italiana de lá”, disse ela, acrescentando que a experiência imersiva permitiu reviver alguns dos momentos da infância.

Casa Nostra proporciona vivência das casas dos imigrantes italianos no Brasil, com costumes e objetos de antigamente

Na Casa Nostra, os visitantes passam pelo espaço da exposição, com artefatos típicos das tradicionais casas de imigrantes italianos, e conhecem também uma casa, com todos os seus ambientes, inclusive a cozinha, que oferece uma experiência viva, com personagens que parecem saídos de uma família de imigrantes. Ali podem amassar o pão, mexer a polenta, passar o café, modelar biscoitos e experimentar o resultado final dessa experiência imersiva. Os ingressos para a visita ao espaço podem ser adquiridos pelo site https://tiketo.com.br/evento/1776. As vagas são limitadas e, durante a RuralturES, o preço promocional é de R$ 90,00 nas visitas guiadas. Para as visitas autoguiadas o valor é R$ 30,00.

A Casa Nostra é uma experiência do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, que ganhou nova sede durante a RuralturES, e que está de portas abertas para empreendedores que quiserem desenvolver seus negócios voltados para o segmento.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Casa Nostra
  • experiência turística
  • Pindobas
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Turismo de experiência
  • venda nova do imigrante
  • vivência