O programa Cidade Empreendedora está presente em 77 municípios capixabas. Com foco na melhoria do ambiente de negócios dessas cidades, o programa atua potencializando a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações, desburocratização, entre outras ações.
É realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
“Nosso objetivo com o programa é fazer com que os municípios possam se tornar os principais indutores do desenvolvimento a partir dos pequenos negócios, com políticas públicas e ferramentas que incentivem o empreendedorismo, que é a força motriz da economia”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
E para melhorar o ambiente de negócios das cidades e, assim, contribuir no fomento do empreendedorismo local, o Cidade Empreendedora é dividido em cinco etapas. A primeira é a adesão da Prefeitura, seguida pela constituição da equipe do programa dentro da Administração Pública Municipal. Depois, é realizada a autoavaliação diagnóstica, com a elaboração do plano de ação e, por último, a sua aplicação como uma estratégia de aceleração da gestão pública municipal,
Ações
Das ações contidas nos planos de ação, merecem destaque a educação empreendedora, a sala do empreendedor, a capacitação de agentes de desenvolvimento e as compras públicas. E para ser possível desenvolver todas essas ações nas cidades, o Sebrae/ES oferece aos municípios, durante quatro anos, toda sua expertise para que os prefeitos possam fazer uma gestão empreendedora com ajuda, apoio e subsídio das ações.
“Nós queremos implementar, por meio deste programa, uma cultura empreendedora nos municípios do Espírito Santo. Para isso, o plano de desenvolvimento precisa ter influência e participação de toda a sociedade. Gestores municipais, empresários e população precisam estar alinhados em prol do objetivo de ser uma cidade empreendedora”, pontua Pedro Rigo.
Dessa forma, as cidades são acompanhadas por um consultor e ainda recebem capacitações que auxiliam no cumprimento dos nove eixos do programa: Gestão Pública Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais, Poder Público como Indutor da Inovação, Inclusão Produtiva, Liderança e Território, Educação Empreendedora, Sala do Empreendedor e Projetos Especiais.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-