O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponibilizando dicas para empreendedores que querem alavancar seus negócios em 2024. As recomendações seguem as mais recentes tendências do mercado para que as pequenas empresas saibam como podem sair na frente para chamar a atenção dos consumidores. Tudo está compilado no e-book Tendências de Comportamento de Consumo 2024, que está disponível para download gratuito neste link.
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Observando as particularidades dos consumidores, é possível identificar as diferenças regionais, culturais e de renda e utilizar essas informações para segmentar o conteúdo de acordo com esses perfis, personalizando ações e postagens nas redes sociais. “Seguindo essas tendências que você pode acessar no e-book, é muito importante que o empreendedor esteja atento ao cenário e às possibilidades do seu município e região. Se a localidade em que irá atuar tem uma vocação para o turismo, por exemplo, é importante que você identifique como o seu negócio pode lucrar mais aproveitando as oportunidades de negócios que atendam a esse público”, recomenda a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) Andrea Gama. “O cliente valoriza cada vez mais a experiência e a personalização do serviço oferecido. Então procure encantar o seu cliente inovando na forma como seu produto chega para ele; na forma como o cliente o consome”.
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Uma das indicações do e-book aponta a importância de observar o comportamento do cliente. Há ferramentas que podem facilitar bastante a vida do empreendedor nesse sentido, como pesquisas por WhatsApp e e-mail e ferramentas de análise de dados como Google Analytics, por exemplo.
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Confira abaixo algumas dicas do e-book Tendências de Comportamento de Consumo 2024:
- Foque no sentimento do consumidor:
Focar na variedade de produtos e serviços, considerando os sentimentos e comportamentos do consumidor.
Explorar a reflexão das pessoas sobre o merecimento de pequenos luxos.
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- Personalize as recomendações:
Utilizar dados de clientes e análises avançadas para fornecer recomendações personalizadas de produtos, aumentando a relevância e incentivando gastos futuros.
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- Valorize o comportamento pré-compra:
É importante compreender a jornada do cliente, analisar dados para personalizar a experiência, investir em marketing digital durante a fase de consideração, oferecer informações relevantes, facilitar o contato e incentivar revisões. Isso contribui para aumentar a probabilidade de conversão e satisfação do cliente.
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Você pode conferir mais informações baixando aqui o e-book do Sebrae.
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