A palavra empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço no vocabulário brasileiro e também na economia. No ano passado, cerca de 73 mil pessoas decidiram apostar no empreendedorismo como fonte de renda. Mas ainda assim, muitos questionamentospermeiam a atividade.
Dúvidas como “será que empreender é para mim?” são comuns em quem começa a pensar sobre o assunto. E essa já é uma questão que o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Rafael Botelho, resolve.
“Empreender é para todos, mas é preciso muita organização para iniciar um negócio. Buscar capacitações e entender o mercado em que deseja se inserir deve ser primordial para começar com o pé direito. Mas também é importante que o empreendedor vá além dos conhecimentos sobre o seu negócio e busque entender sobre o marketing digital, vendas online e planejamento. E se alguém disse que seria fácil, essa também é mais uma das mentiras que contam sobre empreender”, ressalta o analista.
OSebrae/ES destaca aindaoutros pontos que não são necessariamente verdade sobre o empreendedorismo:
É só ter uma boa ideia
Há quem acredite que para empreender basta ter uma boa ideia. Isso, de fato, não é 100% mentira, mas só a boa ideia não faz o negócio existir. É preciso planejamento, organização e dedicação. Outra etapa importante é o marketing, a divulgação dos produtos/serviços oferecidos. Juntas, essas etapas são fundamentais para que todo o esforço alcance os resultados esperados. Trabalhar com o que gosta também faz toda a diferença no negócio.
Você não tem idade para isso
A sua idade, definitivamente, não interfere no seu potencial empreendedor. O Sebrae/ES estimula o empreendedorismo inclusive nas crianças, incentivando a criatividade e a capacidade de solucionar pequenos problemas. Por outro lado, os idosos também tem a sua representatividade junto ao empreendedorismo, e já são 28% dos empreendedores do estado.
Você precisa de um currículo para empreender
É claro que para empreender é necessário ter alguns conhecimentos básicos, por uma questão estratégica de não perder dinheiro, mas não é necessário ter um diploma e nem mesmo experiência no ramo. O próprio Sebrae/ES oferece uma gama de capacitações que podem te ajudar a tocar o negócio, além de consultorias e atendimentos. Uma dica: O foco agora está no ambiente digital, onde mais de 70% das empresas capixabas buscaram se reinventar para garantir as vendas em meio a pandemia.
Já tenho o meu negócio, não preciso de opinião alheia
Aí é que você se engana. Hoje, além de atender às necessidades do consumidor, é preciso causar uma boa impressão. Um empreendedor que não se preocupa com o que os clientes acham, pode está fadado ao fracasso. A imagem de um negócio está diretamente associada ao que as pessoas pensam sobre o mesmo. Portanto, garanta que a experiência do cliente com o seu negócio seja a mais positiva possível.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-
