ASN ES Atualização
Compartilhe

Empreendedorismo Feminino: o doce sonho da Jessycakes

A empresária Jessyca Guasti abriu a primeira loja em março deste ano, após participar de cursos, oficinas e seminários oferecidos pelo Sebrae/ES.
Por Redação
ASN ES Atualização
Compartilhe

O sonho da empreendedora Jessyca Guasti em abrir o próprio negócio foi realizado em março de 2022, antes de completar 30 anos e menos de três anos depois de criar a Jessycakes. Mas iniciar um negócio e conseguir a primeira loja são apenas dois pontos de uma trajetória de muito estudo, planejamento e determinação. E que ainda incluem a maternidade no meio do processo.

Formada em administração, Jessyca sabia que precisava estar preparada para esse desafio. “Eu aproveitei todas as oportunidades que tive em participar de cursos, feiras, oficinas e seminários oferecidos pelo Sebrae/ES e que contribuíram muito para a gestão da minha empresa”, conta a empreendedora.

Os boles e os doces, antes, faziam parte da rotina familiar, que saboreavam com exclusividade as gostosuras preparadas por Jessyca. “Tudo não passava de um hobby. Até que um dia eu tive a minha primeira encomenda.E a partir daí vi a necessidade de criar minha marca”, explica a jovem empresária.

Uma oportunidade que ela entendeu que não podia ser perdida. Devido à sua experiência, sabia que, primeiro, era necessário criar a marca e sua identidade visual. Para, a partir daí, pensar em como apresentar seus produtos, incluindo o cardápio de doces e as contas nas redes sociais. “Foi o início de um sonho! As encomendas foram crescendo e fui conquistando vários clientes”, detalha Guasti.

Em meio à pandemia, que já era um desafio por si só, Jessyca engravidou e optou por reduzir o ritmo de trabalho. “Escolhi cuidar da minha filha”, conta. O ano de 2021 foi dedicado à família, até que surgiu a chance de ter uma loja física em Laranjeiras, na Serra. Mais uma oportunidade não desperdiçada. “Um desafio enorme. Mas a vontade de crescer e de espalhar meu amor em forma de doce foi maior que tudo”, confessa a empreendedora.

Assim como Jessyca, mais de 49 mil mulheres capixabas, na faixa etária entre 25 e 34 anos, são empreendedoras no Espírito Santo. Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) apontam essa faixa etária como a segunda maior em número de empreendedoras. São 64,6 mil mulheres com idade entre 35 e 44 anos; e 42,6 mil entre 45 e 54. Outras 36,7 mil têm mais de 55 anos, e 12,8 mil com até 24 anos de idade.

“Meu conselho para você, mulher empreendedora, é de nunca desistir dos seus sonhos, por mais difíceis que pareçam ser. Mas nunca deixe de se capacitar, de se orientar, porque informação nunca é demais. O Sebrae/ES tem tudo o que sua empresa precisa para se manter estruturada, e uma boa gestão faz toda diferença”, reforça Guasti.

Siga Jessycakes nas redes sociais: https://www.instagram.com/jessycakesconfeitaria/

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-