Nesta sexta-feira (29), uma expedição diferente, composta exclusivamente por mulheres, vai ganhar a estrada com destino às montanhas capixabas levando na bagagem experiências e grandes histórias de empreendedorismo feminino. Trata-se da “Expedição DELAS”,
uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) que busca proporcionar uma vivência imersiva às mulheres que a compõem.
A expedição é o primeiro evento da Comunidade Sebrae DELAS, grupo criado em outubro pelo Sebrae/ES para promover o empreendedorismo como mecanismo de transformação social ao ampliar os negócios liderados por mulheres no estado.
Em formato de visitas técnicas, o tour sairá de Vitória e terá como destino final alguns empreendimentos de sucesso localizados dos municípios de Santa Teresa e de Santa Maria de Jetibá também capitaneados por mulheres, o que promete ser uma bela troca de experiências entre elas.
O evento, que busca proporcionar às participantes a oportunidade de observar de perto estratégias eficazes de gestão, inovação e sustentabilidade nos negócios, está em sua primeira edição e será dividido em dois momentos distintos. Na abertura, marcada para as 8h no auditório do Sebrae, em Vitória, as participantes serão recepcionadas e receberão instruções sobre a expedição.
Às 9h, a comitiva, formada por cerca de 40 mulheres – entre participantes do projeto e representantes do Sebrae-ES -, irá literalmente colocar o pé na estrada para conhecer histórias, negócios e projetos inspiradores comandados por outras representantes do público feminino.
Valorização da cultura local
A primeira parada do Expedição DELAS será na cervejaria Três Santas, localizada em Santa Teresa. Em seguida, o grupo seguirá para uma visita aos Chalés Villa Caravaggio, um complexo de hospedagem que tem sede no mesmo município.
Por fim, a expedição irá até o Orgânicos Hammer Tesch, negócio rural localizado em Santa Maria de Jetibá que busca valorizar as raízes do município por meio da agricultura orgânica empregada no cultivo de chás e temperos naturais.
Comandado por Selene Hammer Tesch, o empreendimento, que busca proporcionar uma experiência diferenciada às pessoas que o visitam, foi o grande vencedor na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. No local, é possível conhecer de perto todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio até a comercialização dos produtos nas feiras orgânicas do Estado.
“Selecionamos os empreendimentos a serem visitados através de uma análise integrada entre o sucesso da empresa e a trajetória das empreendedoras, uma vez que, além do conhecimento técnico sobre o empreendimento, também é extremamente importante conhecer as histórias inspiradoras das empreendedoras que os dirigem”, explica a gestora do Sebrae Delas, Suzana Fernandes Sanches.
A expedição, segundo ela, terá como objetivo promover aprendizado prático e rápido, conectado com a realidade das participantes. “Com isso, esperamos que as participantes consigam aprender e se inspirar diretamente com outras mulheres que superaram desafios típicos da atividade empreendedora feminina, conhecendo métodos inovadores e boas práticas de gestão que possam ser aplicáveis aos seus próprios negócios. A expectativa é também de que essas mulheres façam conexões entre si e que criem uma relação de encorajamento e de apoio mútuo”, reforça Suzana.
Mulheres empreendedoras que tiverem interesse em participar da Comunidade Sebrae DELAS podem se candidatar na página sobre Empreendedorismo Feminino do Sebrae/ES (https://cliente.sebraees.com.br/empreendedorismo-feminino). Nesse mesmo link, é possível ter acesso a todos os conteúdos relacionados ao projeto Sebrae Delas.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.