Venda Nova do Imigrante sedia a largada da Transcapixaba Hike and Fly, competição que une caminhada de montanha (hike) e voo livre de parapente (fly), promovendo esporte, turismo e desenvolvimento local. O percurso atravessa seis municípios capixabas: Castelo, Cachoeiro de Itapemirim (Burarama), Alegre, Muqui e Mimoso do Sul. O evento, que vai até domingo, dia 20, promete impulsionar a economia regional, consolidando o Espírito Santo como destino de referência para esta modalidade em crescimento no Brasil e no mundo.
A edição de 2025 reúne atletas de várias partes do Brasil e do mundo. Além do Espírito Santo, os competidores vêm de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Goiás, e ainda atletas vindos da Suíça, Argentina, África do Sul e Áustria, mostrando a força internacional do evento e sua capacidade de atrair olhares para o território capixaba. A Transcapixaba Hike and Fly vai além da competição: é uma jornada que conecta montanhas, pessoas e territórios, unindo desafio físico, contemplação da natureza e estímulo ao empreendedorismo regional.
Com foco na transformação de territórios por meio de suas vocações, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) acredita que o evento é uma importante ferramenta de promoção do turismo de experiência, da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico capixaba.
Idealizada pelos esportistas Lucas Porto e Micheli Sossai Spadeto, a Transcapixaba H&F conta com a chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI), e também com os patrocínios do Sebrae/ES e da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

Abertura na Casa Nostra
A abertura da edição 2025 aconteceu nesta terça (15), em Pindobas, Venda Nova do Imigrante. Os atletas foram recebidos na Casa Nostra, produto de turismo de experiência apoiado pelo Sebrae/ES, que oferece a oportunidade de vivenciar o passeio em uma casa de imigrantes italianos. Além de viver essa experiência turística, os participantes fizeram a retirada de kits e conferência de equipamentos no local.
“É muito gratificante ver o Sebrae participando ativamente desse evento, que não é apenas uma prova esportiva, mas uma oportunidade de promover o turismo sustentável, estimular pequenos negócios e valorizar nossa cultura e nosso território. O impacto econômico é direto para pousadas, restaurantes, produtores rurais, empreendimentos de agroturismo e outros serviços, fortalecendo ainda mais a economia dos municípios envolvidos”, destaca Patrícia Cangussu, gerente da Regional Serrana do Sebrae/ES.

A programação inclui momentos de confraternização e dias intensos de prova. A largada oficial ocorreu nesta quarta-feira, dia 16,em frente à Agência do Sebrae em Venda Nova do Imigrante. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no domingo (20), às 17h.
-
Serviço — Programação Transcapixaba Hike and Fly 2025
16/07 – Quarta-feira
10h – Largada da Transcapixaba Hike and Fly 2025 em frente ao Sebrae de Venda Nova do Imigrante
18h– Parada do primeiro dia
17, 18 e 19/07
Janela de competição das 6h às 18h
-
20/07 – Domingo
Janela de competição do último dia das 6h às 15h
Cerimônia de premiação – às 17h
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.