ASN ES
Compartilhe

Pequenos negócios de municípios afetados pelas chuvas podem acessar crédito com condições especiais

Operações de crédito solicitadas até novembro por pequenos empreendedores de Alegre, Apiacá, Mimoso do Sul e Vargem Alta têm direito a isenção de CCA
Por Ludmila Azevedo
ASN ES
Compartilhe

Em uma importante conquista para os pequenos negócios dos municípios mais afetados pelas chuvas de março deste ano, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob e Bandes, obteve a isenção da Comissão de Concessão de Aval (CCA) para operações de crédito realizadas até novembro.

Os empreendedores de Alegre, Apiacá, Mimoso do Sul e Vargem Alta, que decretaram estado de calamidade pública, poderão acessar linhas de financiamento com custos significativamente reduzidos, graças à isenção da CCA. Essa medida busca facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, oferecendo condições diferenciadas e mais favoráveis.

As operações de crédito que utilizam o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garantia complementar são as que beneficiam dessa isenção. O Fampe é um recurso fornecido pelo Sebrae, ajuda a reduzir as barreiras enfrentadas pelos pequenos negócios que, muitas vezes, não conseguem oferecer as garantias exigidas pelas instituições financeiras.

“Com essa iniciativa, estamos possibilitando que mais empreendedores tenham acesso aos recursos necessários para iniciar, desenvolver e manter seus negócios. Especialmente nos municípios atingidos por desastres naturais, essa garantia, aliada à isenção da CCA, é crucial para proporcionar melhores prazos de pagamento e uma maior capacidade de recuperação e crescimento”, explica Eduardo Simões, gerente da unidade de Ambiente de Negócio e Acesso ao Crédito do Sebrae/ES.

A expectativa é que essa medida impulsione os negócios locais, gerando novos postos de trabalho e fortalecendo o empreendedorismo na região. “Esse estímulo é vital para a recuperação econômica dos municípios afetados, reforçando a importância do empreendedorismo na reconstrução local”, destaca Simões.

Embora a análise de crédito e a concessão sejam de responsabilidade das instituições financeiras, o Sebrae/ES desempenha um papel importante ao oferecer orientações que auxiliam os empreendedores a desenvolverem planos de investimento e na construção das propostas de crédito a serem apresentadas para as instituições financeira conveniadas. Com essas orientações, os empresários podem se preparar para identificar as linhas de crédito mais adequadas para suas necessidades.

Para obter mais informações sobre essa possibilidade, procure os escritórios do Sebrae/ES ou entre em contato pelo número 0800 570 0800.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Alegre
  • Apiacá
  • CCA
  • chuvas
  • Isenção
  • Mimoso do Sul
  • municípios atingidos
  • Vargem Alta