Professores de todo o Brasil que realizaram projetos de educação empreendedora têm mais alguns dias para participar do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições foram prorrogadas até 19 de fevereiro pelo site https://educadortransformador.com.br/.
Para participar, é necessário que os projetos tenham sido realizados entre 2021 e 2023 e estejam vinculados a instituições de ensino. As ações podem ter ocorrido em diversos formatos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.
A prorrogação do prazo proporcionará aos educadores a oportunidade de finalizar e formatar seus projetos de acordo com o modelo proposto na inscrição. Estender o prazo até depois do Carnaval não prejudicará as etapas seguintes, oferecendo aos educadores uma motivação extra para se inscreverem.
O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O prêmio é uma iniciativa do Programa Educação Empreendedora, criado pelo Sebrae nacional, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. Na edição anterior, aproximadamente 2,9 mil projetos foram inscritos. Nesta edição, a competição inclui etapas estaduais, regionais e uma nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o final de abril, durante a Bett Brasil, em São Paulo (SP).
Sobre a Educação Empreendedora
Criado pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.
Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país.
Em 2023, o programa alcançou 90.409 estudantes e 4.378 professores de 63 municípios do Espírito Santo. Além disso, 25 escolas empreendedoras estão sendo criadas e também foram impactadas pelo programa.
“Levamos capacitação para os professores sobre a cultura empreendedora e esse conhecimento é replicado com os alunos, que desenvolvem habilidades e competências que podem transformar a realidade de um território. Costumo dizer que a Educação Empreendedora tem o objetivo de trabalhar as lideranças do futuro”, explicou Jussara Pancieri, coordenadora do programa no Sebrae/ES.
No estado, o programa é realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), sindicatos rurais, secretarias municipais de educação, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger/ES), Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe), faculdades privadas e a Universidade Federal do Espírito Santo.
Confira o cronograma previsto:
19/02/2024 – Encerramento das inscrições.
25/03/2024 – Divulgação dos vencedores estaduais.
05/04/2024 – Divulgação dos vencedores regionais.
25/04/2024 – Divulgação do ganhador, na Bett Brasil.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.