O Natal é uma das principais datas comemorativas no mundo. Além de ser um dia especial, é também uma excelente oportunidade para impulsionar os negócios. De acordo com levantamento da Cielo, as vendas no Natal de 2022 apresentaram aumento de 10,5% em relação a 2021. Dessa forma, é fundamental que os empreendedores preparem estratégias, a fim de obter aproveitamento máximo dessa ocasião tão favorável ao comércio.
O consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Espírito Santo (Sebrae/ES) Anderson Andrade destaca que o Natal é a melhor oportunidade comercial no Brasil para aumentar as vendas. Ele explica que, para aproveitar a ocasião, é preciso investir em campanhas diferentes dos anos anteriores. “O cliente não quer ver aquele mesmo enfeite repetido, e sim a dedicação do dono da empresa em oferecer algo novo”.
Segundo o especialista, postar um simples “Feliz Natal” perdeu a eficiência. “O que chama a atenção são estratégias de campanhas, ou seja, dialogar diretamente com o cliente por meio de diversas ferramentas, como postagens no story e no feed do Instagram”, recomenda. Andrade reforça ainda que é essencial que os empreendedores dediquem um tempo para desenvolver ideias criativas, buscar informações e entender o que o cliente procura e precisa.
Estratégias customizadas
Márcia Clemente é proprietária de uma loja de roupas femininas e valoriza a importância de compreender a demanda do consumidor. No estabelecimento dela, o “Márcia Moda Atual”, as estratégias são adaptadas considerando o perfil do cliente e a época do ano. “Por exemplo, agora a procura é por roupa de festa ou por peças que sirvam para ir a um evento e aproveitar depois”, relata.
Outra empresária que dá atenção especial às táticas de venda durante o Natal é Gislaine Prates, proprietária da loja de sapatos “Mais Diva”. A empreendedora procura atrair o cliente destacando os produtos com as cores mais utilizadas no período. Somado a isso, Gislaine oferece um sorteio especial e entrega em domicílio. “Nessa correria do final de ano, oferecemos o nosso carro chefe: se você não pode ir à Mais Diva, a Mais Diva vai até você”.
O analista do Sebrae/ES Bernardo Buteri reforça que o Natal é também uma oportunidade para construir relacionamentos duradouros com os clientes. “Ao focar na satisfação do consumidor, é possível criar uma experiência única, que não só impulsiona as vendas durante a data, mas também fortalece a presença da marca ao longo de todo o ano”. O especialista também salienta que o Calendário do Empreendedor do Sebrae é uma excelente fonte de informações que podem ajudar no desenvolvimento de estratégias de vendas criativas e eficientes.
Buteri indica ainda a plataforma “Fale com Especialista”, disponível neste link. “Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre como aproveitar o Natal para impulsionar as vendas, ou que buscam uma experiência mais personalizada, indico essa plataforma por meio da qual é possível falar, gratuitamente durante uma hora, com um consultor sobre diversos temas”.
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