ASN ES
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora: 62 municípios no ES têm alto índice de estímulo ao empreendedorismo

Nesta sexta-feira o Sebrae/ES encerra mais um ciclo da iniciativa, reconhecendo os esforços dos municípios para incentivar os pequenos negócios
Por Ludmila de Azevedo
ASN ES
Compartilhe

Acontece nesta sexta, 7 de junho, o encerramento do Programa Cidade Empreendedora no Espírito Santo. Realizado no Ilha Buffet, a partir das 10h, o evento celebra as conquistas das prefeituras que abraçaram a causa pequenos empreendedores, criando políticas públicas e incentivos para esses negócios. Por meio do programa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove o desenvolvimento econômico nos municípios capixabas.

A iniciativa acontece em todo o Brasil, mas o Espírito Santo foi o primeiro estado com adesão de 100% dos municípios ao Cidade Empreendedora.

“Graças a uma parceria sólida entre o Sebrae/ES, o governo do estado e os municípios, o nosso estado se tornou referência nacional em empreendedorismo e no aperfeiçoamento da gestão municipal. Por meio do programa, temos o objetivo de criar condições para o desenvolvimento dos municípios com ferramentas que incentivem as atividades dos pequenos negócios, que são a força motriz da economia”, afirma a gestora estadual do programa no Sebrae/ES, Juliana Castro.

O Espírito Santo desenvolve o programa há mais de três anos, e nesse período os municípios evoluíram muito no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), principal indicador do programa. A metodologia avalia os esforços da gestão pública para melhorar o ambiente de negócios em seu território, aponta as lacunas de ações e as possibilidades de aperfeiçoamento e oferece um conjunto de soluções específicas à necessidade de desenvolvimento de cada municipalidade.

O diagnóstico aplicado no Espírito Santo demonstrou que a média estadual do ICEE teve um aumento significativo, partindo de 4 pontos no primeiro ciclo para 5,4 pontos no segundo ciclo, chegando a 7,1 no terceiro ciclo avaliativo e 7,4 pontos no quarto ciclo. Foi uma evolução de 85% entre 2021 e 2024.

Todos os municípios capixabas evoluíram no índice, sendo que 62 conseguiram alcançar a escala alta do indicador, com pontuações acima de 6,5 até 10 pontos. Na cerimônia de encerramento, 62 prefeituras vão receber troféus e as outras 16 vão receber certificados de participação no Programa Cidade Empreendedora. O critério para a premiação foi o ICEE – os sete municípios com maior pontuação, entre 9,5 e 10, vão receber o troféu Diamante. O troféu Ouro será concedido aos seis municípios que pontuaram entre 8,5 e 9,4 no indicador. Por sua vez, o troféu Prata irá para os 24 que pontuaram de 7,5 e 8,4, e os 25 municípios de índice entre 6,5 e 7,4 vão receber o troféu Bronze. Os demais vão receber os certificados.

“Em 2021, no fim do primeiro ciclo, apenas três municípios pontuaram a partir de 6,5 no índice, ou seja, estavam na escala alta. Tivemos um grande avanço desde então e estamos concluindo o programa em 2024 com resultados excepcionais: 62 municípios posicionados na escala alta. Mas é importante ressaltar que os outros 16 municípios também merecem nosso reconhecimento, pois fizeram o melhor que podiam nas condições que tinham. Alguns são bem pequenos, com equipe técnica muito reduzida”, acrescenta a gestora.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Cidade Empreendedora
  • Empreendedorismo
  • evolução
  • incentivo
  • reconhecimento