A necessidade de alcançar novos públicos e ampliar o mercado fez com que empreendedores de todo o Brasil buscassem por meios alternativos de atração de clientes e venda de produtos. O movimento também ganhou força entre os pequenos negócios, especialmente durante a pandemia, quando o contato direto com o consumidor ficou restrito.
A internet foi uma alternativa possível. No Espírito Santo, o uso de redes sociais, que já era uma tendência, foi acelerado a partir de 2020. De acordo com a Pesquisa de Impactos da Pandemia nos Pequenos Negócios, antes da pandemia, apenas 42% dos empreendedores utilizavam essas ferramentas. Atualmente, esse percentual subiu para 69%.
“Os empreendedores precisaram aprender de forma rápida a utilizar as ferramentas digitais e com o passar dos meses entenderam que além de manterem os clientes, podiam ampliar os seus alcances. A pandemia acelerou este processo e fez muitos empreendedores se capacitarem para atender e vender de forma mais adequada”, destaca a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.
Dos empreendedores que seguiram a tendência das redes sociais no estado, 90% preferem vender pelo Whatsapp. Para contribuir com a performance dos empreendedores, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) está oferecendo, de forma gratuita, o ebook, a palestra e a oficina “Whatsapp Business Vendas na Palma da Sua Mão”, que vão trabalhar as potencialidades desta ferramenta para o negócio. Os empreendedores podem acessar o link (https://es.lojavirtualsebrae.com.br/loja/) e buscar a atividade pelo nome do evento.
Além do Whatsapp, também ocupam posições de destaque como as ferramentas mais utilizadas para vendas, o Instagram e em seguida,o Facebook.
“Os consumidores estão nas redes sociais, portanto, todas as ferramentas, quando bem utilizadas, podem trazer benefícios para o empreendedor. Quando ele consegue entender em quais redes estão concentrados os clientes e também as funcionalidades de cada rede, é possível definir campanhas e trabalhar de maneira segmentada, alcançando com mais facilidades aquelas pessoas que se converterão em vendas”, alerta a analista.
Outra inovação que está presente na rotina de comercialização nas empresas é a adesão ao Pix, utilizado por 83% dos empreendedores capixabas para realizar vendas.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Equipe Pulso
Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]
Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]
Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]
-
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-