ASN ES
Compartilhe

Workshop em Vitória debate Turismo Sustentável e destaca atuação do Sebrae/ES na transformação de territórios

Evento reuniu especialistas, gestores públicos, empreendedores e representantes do terceiro setor
Por Karla Monteiro
ASN ES
Compartilhe

Na última quarta-feira (14), a Cidade da Inovação e o Fonte HUB promoveram o Workshop Regional “Turismo Sustentável”, reunindo especialistas, gestores públicos, empreendedores e representantes do terceiro setor para discutir os caminhos do turismo no Espírito Santo e suas potencialidades de desenvolvimento econômico, social e ambiental.

A programação contou com abertura de Leonardo Fraga (Fonte Hub) e apresentação de Peter M. Dostler, diretor executivo da Steinbeis-SIBE do Brasil, sobre a Cidade da Inovação. Em seguida, o Painel “Perspectivas do Turismo no ES” reuniu falas de Bruno Emilio (Senac/ES), Fernando Otávio (Secretário de Turismo de Guarapari) e Lorena Vasques Silveira (Setur), que abordaram desde tendências de mercado até o papel do turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

Workshop “Turismo Sustentável” reuniu especialistas, gestores públicos, empreendedores e representantes do terceiro setor. Crédito: Divulgação

O segundo momento, Painel “Turismo de Experiência”, trouxe cases inspiradores como o projeto “Do Morro para o Mundo”, apresentado por Fernando Martins, e o “Case das Montanhas Capixabas”, por Thalles Guimarães. Encerrando o ciclo de palestras, Alline Zanoni Batista, gerente de Relações Institucionais do Sebrae/ES, destacou como o turismo sustentável pode gerar impacto positivo e valor real para comunidades locais.

Em sua fala, Alline reforçou o propósito central do Sebrae/ES: transformar territórios, impulsionando suas vocações com sustentabilidade, tendo o turismo como uma das áreas prioritárias de atuação. Ela apresentou dados que reforçam a relevância do setor, como o aumento global da demanda por experiências éticas e sustentáveis, e mostrou ações concretas da instituição, como o Polo Sebrae de Turismo de Experiência – referência nacional sediada em Pindobas, Venda Nova do Imigrante – e, no mesmo local, o projeto Casa Nostra, uma imersão cultural que une resgate da identidade local, geração de empregos e preservação ambiental.

O encontro, que aconteceu na Rede Gazeta, foi encerrado com a dinâmica “Desafio da Inovação”, conduzida por Peter M. Dostler, estimulando a criação de ideias para impulsionar o turismo sustentável no Estado.

Com iniciativas como essa, o Sebrae/ES reforça sua estratégia de articular poder público, iniciativa privada e comunidades na construção de um turismo que, mais do que movimentar a economia, transforma a realidade de pessoas e territórios.