ASN ES Atualização
Compartilhe

Governador assina decreto que regulamenta a criação de Distritos Turísticos no Espírito Santo

Assinatura ocorreu nesta quinta (5/9), no primeiro dia da RuralturES, que também marcou a inauguração da sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, em Pindobas
Por Rogéria Gomes
ASN ES Atualização
Compartilhe

O primeiro dia da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, realizada em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, foi movimentado e cheio de atividades de fortalecimento do turismo. Uma delas foi a assinatura, pelo governador Renato Casagrande, do decreto que regulamenta a Lei 11.970/2023, que dispõe sobre a instituição de distritos turísticos no Espírito Santo. A medida vai favorecer a implementação de equipamentos como o Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante.

A ideia é que o projeto que está sendo implantado em Pindobas se expanda para outras regiões do estado, fortalecendo o turismo e ampliando a participação da atividade na economia do Espírito Santo. “Estamos vendo aqui em Pindobas um trabalho coletivo de muitas parcerias para fomentar o turismo, atividade que tem potencial para trazer muito desenvolvimento para o nosso estado”, pontuou Casagrande.

O primeiro dia da RuralturES também marcou a inauguração da sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, que é nacional, no Complexo Turístico de Pindobas. Nesta quinta-feira (5), o local recebeu um grupo de representantes do Sebrae de várias regiões do Brasil, com o intuito de levar a ideia do turismo de experiência para outros estados.

“Nosso intuito é formatar produtos de experiência que tragam a originalidade e a autenticidade do local, que reflitam a cultura, que envolvam o visitante, despertando os sentidos e gerando emoção”, salienta Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência. Ela acrescenta que a sede desse primeiro polo, na Fazenda Pindobas, é a materialização de tudo o que o Sebrae tem trabalhado para repassar aos pequenos negócios do Espírito Santo, que têm a oportunidade de potencializar ali a comercialização de produtos e serviços.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou a relevância do Polo de Turismo de Experiência no contexto do turismo capixaba. “Temos aqui uma exposição permanente do patrimônio material e imaterial dos imigrantes, um equipamento cultural vivo para atrair visitantes e fomentar o desenvolvimento dos negócios locais. E pretendemos multiplicar esse exemplo para outras regiões do Espírito Santo”, ressaltou ele, acrescentando que a iniciativa promete ser um divisor de águas no turismo capixaba, oferecendo aos visitantes a verdadeira essência do turismo rural e fomentando os pequenos negócios na região.

Imersão cultural

A Casa Nostra, um espaço imersivo que busca transportar os visitantes para o ambiente das tradicionais casas dos imigrantes italianos, é o primeiro produto de turismo de experiência entregue dentro do Complexo Turístico de Pindobas. Ao conhecerem o coração de uma típica casa de imigrantes italianos – a cozinha – os visitantes podem ajudar a amassar o pão, mexer a polenta, passar o café no bule e, claro, saborear o resultado. Isso depois de terem passado por diferentes ambientes para entender e experimentar as sensações de como era a vida numa casa de tradição italiana. Os ingressos para a visita guiada ao espaço podem ser adquiridos pelo site https://tiketo.com.br/evento/1776. As vagas são limitadas e, durante a RuralturES, o preço promocional é de R$ 90,00.

A Casa Nostra tem curadoria do designer capixaba Ronaldo Barbosa, que tem 50 anos de experiência no segmento e, com os relatos de representantes de famílias de imigrantes italianos da região, selecionou os objetos caprichosamente distribuídos no ambiente, que ajudam a contar um pouco da história de 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo.

Uma outra tradição da imigração italiana, os tropeiros também marcaram presença no primeiro dia da Ruraltures. Uma expedição com cerca de 40 participantes que saiu de Aracruz, onde chegaram os primeiros imigrantes italianos no Espírito Santo, foi recebida no local, mostrando um pouco da realidade da época, quando o transporte de pessoas, mantimentos e outros materiais era feito no lombo de mulas e burros.

Anote aí:

4ª edição da Feira Estadual de Turismo Rural – RuralturES
Data: 5 a 8 de setembro (quinta a domingo)
Local: Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante
A entrada é gratuita, mas os ingressos para as experiências são limitados. Verificar disponibilidade no link: https://tiketo.com.br/evento/1776 

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-

  • Complexo Turístico de Pindobas
  • Distrito Turístico de Pindobas
  • Fazenda Pindobas
  • Pindobas
  • RuralturES
  • Turismo Rural