ASN ES Atualização
Compartilhe

Museu do Imigrante será um dos equipamentos do Complexo Turístico de Pindobas

O Governo do Estado, o Sebrae/ES e o Studio Ronaldo Barbosa firmaram protocolo de intenções para viabilizar a instalação do equipamento
Por Rogéria Gomes
ASN ES Atualização
Compartilhe

Um espaço dedicado a preservar e celebrar a história e a contribuição dos imigrantes italianos no desenvolvimento do estado do Espírito Santo. Este é o propósito do Museu da Imigração – MIM, a ser implantado no galpão onde funcionava o secador de café da Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, espaço que integra o Complexo Turístico de Pindobas.

Um protocolo de intenções com vistas à implantação do MIM foi assinado nesta quinta (5), durante o primeiro dia da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, pelo governador Renato Casagrande, pelo superintende do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e pelo designer Ronaldo Barbosa, responsável pela curadoria do espaço.

Barbosa explicou que a ideia é que o MIM seja um espaço colaborativo, em que as próprias pessoas, sobretudo as crianças e jovens, possam contribuir com sua construção. A expectativa é gerar grande envolvimento das escolas da região, como oportunidade de levar para a prática um trabalho pedagógico que vai além da simples exposição de peças e artigos. “A ideia é ter aqui um equipamento cultural vivo, contemporâneo, que permita que a juventude se reconheça, interaja e transforme”.

O MIM será um dos espaços do Complexo Turístico de Pindobas, onde já estão instaladas a Casa Nostra, exposição permanente que oferece aos visitantes uma experiência imersiva na cultura e tradições dos imigrantes italianos, e a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

“Estamos reunindo na localidade de Pindobas atrações que contribuam para fomentar o turismo de maneira mais permanente e oferecendo experiência aos visitantes”, observou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, reforçando que o museu é mais uma dessas iniciativas.

A Fazenda Pindobas sedia, até domingo, a RuralturES, evento que reúne empreendedores locais e que pela primeira vez está acontecendo naquele espaço. Levar a feira para Pindobas é uma das medidas para fortalecer a região como um polo do turismo de experiência no Espírito Santo.

Com entrada gratuita, a RuralturES vai até domingo (8/9). A feira é uma iniciativa do Sebrae/ES, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com o apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures).

Serviço:
4ª edição da Feira Estadual de Turismo Rural – RuralturES
Data: 5 a 8 de setembro (quinta a domingo)
Local: Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante
A entrada é gratuita, mas os ingressos para as experiências são limitados. Verificar disponibilidade no link: https://tiketo.com.br/evento/1776

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Complexo Turístico de Pindobas
  • Distrito Turístico de Pindobas
  • Fazenda Pindobas
  • Pindobas
  • RuralturES
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Turismo Rural