ASN ES Atualização
Compartilhe

Plano de trabalho para criação de novo distrito turístico tem início em Ibiraçu

Projeto está pronto para ser desenvolvido na área do Grande Buda e entorno
Por Marcella Andrade
ASN ES Atualização
Compartilhe

Dando sequencia à série de reuniões com prefeituras sobre o desenvolvimento do turismo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) esteve em Ibiraçu para iniciar conversas sobre a criação de um novo distrito turístico na região do Grande Buda. Na última sexta (22), o prefeito do município Duda Zanotti, recebeu a equipe do Sebrae/ES para tratar do impulsionamento das vocações do território.

“Temos o projeto pronto para ser desenvolvido, entre 2025 e 2026, com foco na criação de um novo distrito turístico na área do Grande Buda e entorno. Algumas ações já estão em andamento, inclusive com capacitação dos empreendedores da região. Em breve será delimitada uma área para o distrito, mas tudo que vai acontecer dentro daquele limite terá impacto em toda a cidade”, explica o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Com uma metodologia de trabalho focada em um recorte específico do município, é possível criar o ambiente necessário para que a localidade se desenvolva enquanto produto turístico. “Não há nenhum impedimento para conectar produtos turísticos de outros locais ao distrito. O distrito não é só dali. Ali é um ponto, é uma referência para o território”.

Prefeito de Ibiraçu, Duda Zanotti (ao centro), recebeu equipe do Sebrae/ES para alinhamentos sobre o projeto para um novo distrito turístico no Espírito Santo

Territórios prioritários
Depois de estudos e diagnósticos, o Sebrae/ES elegeu territórios a serem priorizados para receber esse trabalho da instituição com mais intensidade. São regiões com grande potencial e que precisam de um impulso maior. “Estamos iniciando esse trabalho para desdobrar ações de turismo nos municípios e vamos pessoalmente conversar com prefeitos, secretários de Turismo e demais envolvidos no segmento dentro da administração municipal, para levar nosso apoio técnico e contribuir para que todos os setores da engrenagem que move o turismo estejam preparados para desenvolver o segmento”, salienta o superintendente.

Todo o panorama desses territórios está sendo analisado, a começar pelo interesse da comunidade local no desenvolvimento turístico e as diretrizes de desenvolvimento urbano permitidas pelo Plano Diretor Municipal (PDM). “O turismo tem disso, tem que sentir a comunidade primeiro. Se a comunidade não quiser, não vai acontecer. Além disso, o PDM pode precisar de alguma atualização também. Essa discussão do PDM com os municípios já está se iniciando. Ao fazer todo o estudo da cidade, será possível entender, dentro do PDM onde existem potencial e condições para expansão do turismo”.

Na reunião com o prefeito Duda Zanotti foram tratadas realidades específicas da região, conforme seu grau de maturidade turística. Prefeituras das áreas sinalizadas pelo Sebrae/ES como territórios prioritários já estão sendo procuradas. “Estamos entrando em regiões específicas para potencializar, qualificar, concentrar mais energia ali. Mas, claro, sem deixar de trabalhar os municípios como um todo”, reforça.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Distrito Turístico
  • Grande Buda
  • Ibiraçu
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Territórios
  • Vocações