O Programa Cidade Empreendedora recebeu a adesão dos municípios de Cariacica, Viana, São Roque do Canaã e João Neiva. Nesta terça-feira (18), foi a vez do prefeito Wanderson Bueno, de Viana, assinar o termo de adesão ao programa, com o intuito de efetivar o início do processo de trabalho que será realizado na cidade. Agora chamado Cidade Empreendedora Mais, o programa intensifica suas ações e estratégias direcionadas para a economia dos municípios, visando o desenvolvimento por meio da inovação da gestão pública, a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo.
O município firmou oficialmente o compromisso com o programa e inicia a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento da cidade. Segundo o prefeito Wanderson Bueno, o programa contribuirá efetivamente para a melhoria do ambiente de negócios de Viana.
“Viana é a cidade que mais cresce economicamente na Grande Vitória e parte disso é graças ao trabalho dos nossos empreendedores, que investem com criatividade e alavancam a economia. Nosso papel é realizar ações para fomentar os grandes, médios e pequenos negócios da cidade, além de oferecer capacitações para desenvolver os micro e pequenos empreendedores. Integrando o programa, Viana vai acelerar rumo ao desenvolvimento econômico, com foco em nossas potencialidades e programa inovadores, como o Polo Cervejeiro e turismo de experiência”, ressaltou o prefeito.
Já o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, disse que o Programa Cidade Empreendedora está em uma nova fase, em que trabalha novos eixos de desenvolvimento como cidade mais sustentável, inovadora e criativa.
“Acreditamos que política pública implementada dentro de uma cidade, dentro de uma gestão municipal, precisa perenizar, ganhar musculatura e ganhar a cultura empreendedora de uma cidade. E aí, como formatar um novo programa para que continuemos fortalecendo e mantendo as políticas já implementadas nas cidades, mas também trazendo novidades e ações principalmente naqueles municípios que atingiram nota boa, ou nota acima de 7,5 no programa anterior? Surge então o Cidade Empreendedora Mais, porque queremos avançar com as políticas públicas de micro e pequena empresa. Queremos cidades mais sustentáveis, mais inovadoras e mais criativas”, salienta Pedro Rigo.
Durante a primeira fase do Cidade Empreendedora, a adesão dos municípios capixabas foi unânime, com as 78 prefeituras participando. Para a nova jornada, Rigo garante dedicação e apoio total, conforme o interesse do setor público.
Se as prefeituras desejarem iremos avançar ainda mais com as políticas que fomentam empreendedores. Não é um formato mágico. A gente faz um programa sob medida para os prefeitos do Espírito Santo, ofertando um conjunto de ações, consultorias e apoio. Se quiserem total apoio do Sebrae e da Aderes, esses prefeitos vão ter. Estamos convidando para que todos façam a adesão ao nosso Programa Cidade Empreendedora Mais
Pedro Rigo, Superintendente do Sebrae/ES

Visitas aos gestores públicos
Contribuir para um estado com cidades mais empreendedoras, mais sustentáveis, mais inovadoras e mais criativas é o objetivo do Programa Cidade Empreendedora Mais, e uma comitiva com representantes do Sebrae/ES e da Aderes está pegando a estrada para se reunir com os prefeitos para apresentar as novidades do Programa.
No último dia 13, foi a vez dos prefeitos de São Roque do Canaã, Marcos Geraldo Guerra, acompanhado de sua equipe de governo receber o superintendente do Sebrae/ES e sua equipe. Além do prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio de Nardi, mais conhecido como Micula, assinarem o termo de adesão ao novo Programa. No último dia 14, foi a equipe de governo da prefeitura de Cariacica que recebeu a equipe do Sebrae/ES para conhecer as novidades do Programa.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o trabalho realizado pela equipe da organização será efetivo na transformação dos territórios. “Cada município terá um Programa Cidade Empreendedora diferente. Faremos diagnósticos, avaliações, monitoramentos e vamos preparar uma boa cidade na gestão pública, fomentando o empreendedorismo e proporcionando desenvolvimento”.
Outras prefeituras já estão agendadas para receber essa comitiva, que vai passar por todas as cidades do Espírito Santo. O Programa foi pensando sob medida para as prefeituras, sendo capaz de se adaptar à realidade de todos os municípios, customizando soluções e caminhos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.