Nesta sexta-feira (21), o prefeito de Rio Novo do Sul, Nei Castelari, recebeu representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) para a apresentação do programa Cidade Empreendedora Mais. O município, que participou do primeiro ciclo do programa, assinou o termo de adesão para dar sequencia à sua participação.

“Com o Cidade Empreendedora há melhorias que a gente pode fazer, incentivar os empresários no município, além de fazer vários trabalhos nas escolas, na área social, e nós somos muito gratos ao Sebrae. Pode ter certeza que vai ser muito gratificante continuar trabalhando. Eu costumo dizer que a gente tem mais que um time aqui na prefeitura, mas uma família muito unida, e todos eles têm um papel muito importante”, destaca Castelari.
“Acreditamos que política pública implementada dentro de uma cidade, dentro de uma gestão municipal, precisa perenizar, ganhar musculatura e ganhar a cultura empreendedora de uma cidade. E aí, como formatar um novo programa para que continuemos fortalecendo e mantendo as políticas já implementadas nas cidades, mas também trazendo novidades e ações principalmente naqueles municípios que atingiram nota boa, ou nota acima de 7,5 no programa anterior? Surge então o Cidade Empreendedora Mais, porque queremos avançar com as políticas públicas de micro e pequena empresa. Queremos cidades mais sustentáveis, mais inovadoras e mais criativas”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Também recebeu a equipe do Sebrae/ES nesta sexta (21) o prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Luiz Pícoli Meneghel. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento e Planejamento, Jane Casteglione Bettcher, entre outros representantes da administração. O prefeito acredita que o programa ajudará o município em muitos desafios, e assinou o termo de adesão no Cidade Empreendedora Mais.

O Cidade Empreendedora Mais tem mecanismos que auxiliam na simplificação da abertura das empresas, na melhoria do ambiente de negócios, no desenvolvimento do turismo, e outras frentes. O Sebrae está colocando essas ferramentas a serviço da gestão municipal
José Eugênio Vieira, diretor de Atendimento do Sebrae/ES
Estado empreendedor
Durante a primeira fase do Cidade Empreendedora, a adesão dos municípios capixabas foi unânime, com as 78 prefeituras participando. Para a nova jornada, Rigo garante dedicação e apoio total, conforme o interesse do setor público. “Se as prefeituras desejarem iremos avançar ainda mais com as políticas que fomentam empreendedores. Não é um formato mágico. A gente faz um programa sob medida para os prefeitos do Espírito Santo, ofertando um conjunto de ações, consultorias e apoio. Se quiserem total apoio do Sebrae e da Aderes, esses prefeitos vão ter. Estamos convidando para que todos façam a adesão ao nosso Programa Cidade Empreendedora Mais”.
O Cidade Empreendedora Mais foi lançado no final de 2024, num formato ainda mais completo do Programa Cidade Empreendedora, que foi criado em 2021, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Aderes. O novo ciclo intensifica ações e estratégias direcionadas para a economia dos municípios, visando o desenvolvimento por meio da modernização da gestão pública, a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.