Conhecida como a “cidade das águas” por reunir mais de 70 lagoas catalogadas, entre elas a Juparanã, uma das maiores lagoas de água doce do Brasil, Linhares revela agora outra faceta de suas belezas naturais. A cerca de 60 quilômetros do Centro, no distrito de São Rafael, montanhas, cafezais, parreirais, cachoeiras e rampa de voo livre formam o cenário da Rota do Agroturismo das Montanhas de Linhares e Região, um roteiro que convida visitantes a conhecer de perto a vida no campo e as tradições da imigração italiana.
A iniciativa, que está sendo estruturada com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Prefeitura de Linhares, foi apresentada a jornalistas e empresários na última quinta-feira (2). A rota turística reúne empreendimentos rurais que abrem suas portas para compartilhar experiências autênticas, conectando turismo, cultura, gastronomia e produção agrícola.
O percurso começa em meio às videiras do empreendimento Uvas Rigoni, onde os visitantes têm a oportunidade de caminhar pelos parreirais, conhecer a história da propriedade e viver uma experiência cada vez mais procurada pelos turistas: colher a própria uva diretamente do pé. O sistema “colha e pague” permite que o visitante acompanhe de perto o cultivo e a colheita da fruta.

Seguindo a rota, o percurso segue para o Sítio Barra São Cristóvão, do produtor Luciano Sartório Passamani, que recebe os visitantes para uma imersão no universo dos cafés especiais. A propriedade que conta com cerca de 30 mil pés de café conilon é responsável pela marca Café Pai e Filho. Durante a visita, é possível conhecer o processo de produção, aprender sobre as características dos cafés especiais e degustar um café coado na hora.
Outra parada obrigatória é na rampa de voo livre localizada na propriedade do Cleiton, um dos pontos que oferece uma vista privilegiada dos municípios de Linhares, Rio Bananal, Marilândia e Governador Lindenberg. O roteiro também inclui cachoeira e a oportunidade de saborear um almoço preparado no tradicional fogão a lenha, resgatando receitas e sabores que fazem parte da identidade local.
Com raízes fortemente ligadas à imigração italiana, São Rafael preserva sua cultura na gastronomia, nas tradições familiares e em eventos como o Festival de Inverno. Essa herança cultural se soma às riquezas naturais para fortalecer o turismo rural como uma nova alternativa de desenvolvimento econômico para a região.

Segundo o diretor de Turismo de Linhares, Maikon Aguiar, a rota coloca o distrito de São Rafael em evidência e gera benefícios diretos para a comunidade local. “A Rota de Agroturismo das Montanhas de Linhares proporciona visibilidade para toda a região, gera renda para os produtores, fortalece o comércio local e valoriza a cultura da comunidade. É uma forma de transformar o potencial turístico em desenvolvimento econômico real”, afirma Maikon.
Para a diretora de Negócios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jamila Bionde, o projeto também contribui para aproximar os próprios moradores das riquezas existentes no interior do município.
“Linhares possui inúmeras potencialidades, especialmente no turismo. Muitas vezes, o próprio linharense não conhece as belezas naturais e os encantos que existem no interior do município. Ao valorizar as montanhas e os produtores rurais, fortalecemos a economia, atraímos visitantes de outras regiões e fazemos a economia girar dentro de Linhares”, destaca Jamile.
O coordenador do escritório regional do Sebrae em Linhares, Jarbas Bolsoni, ressalta que o fortalecimento do turismo exige planejamento e preparação dos empreendimentos envolvidos. “Nós acreditamos que esse movimento tem potencial para mudar a realidade local. O turismo não acontece da noite para o dia. É preciso planejamento, qualificação e empreendimentos preparados para receber os visitantes. Assim, é possível aproveitar todas as oportunidades que esse setor pode gerar para a economia da região”, avalia.
-
Empreendimentos da Rota do Agroturismo das Montanhas de Linhares
-
Parreiral Uvas Rigoni
No Parreiral Uvas Rigoni, o visitante vive a experiência do colhe e pague. O passeio permite acompanhar a colheita, caminhar pelo parreiral e conhecer a propriedade. São realizadas duas colheitas por ano, uma em julho e outra em dezembro. A entrada custa R$ 10 e o quilo da uva é vendido por R$ 15.
Contato: 27 99839-3964
-
Rampa do Cleiton
Na rampa do Cleiton é possível praticar voo livre e apreciar a beleza das montanhas. Em uma estrutura preparada para receber pilotos de parapente. De acordo com Cleidinaldo Inocente, o espaço oferece serviço de lanchonete e banheiro, além disso, chalés estão sendo construídos no local.
Contato: 27 99528-3614
-
Cachoeira D’Angeli
Um local onde natureza e gastronomia convidam para relaxar e viver momentos de lazer. No espaço é possível viver a experiência de um autêntico almoço servido no fogão a lenha, em meio a um cenário de beleza e tranquilidade.
Contato: (27) 99870-2237
-
Bar e restaurante da Celesia
Localizado no córrego São Miguel, o espaço conta com comida caseira, servida no fogão a lenha todos os domingos. Além disso, o empreendimento conta com aves exóticas e um lago com peixes.
Contato: (27)99776-5363
-
Sítio Barra São Cristóvão
Local onde é produzido o Café Pai e Filho. O empreendimento abre as portas para quem deseja conhecer de perto a produção de cafés especiais. A visita contempla um tour entre os cafezais, a seleção dos grãos e os projetos desenvolvidos na propriedade, além de incluir degustação de um café feito na hora.
Contato: 27 99872-6600
-
—
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Cleci Kruger: (27) 99964-0230 / [email protected]
Vítor De Vincentis: (21) 99647-4055 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.
-

