ASN ES Atualização
Compartilhe

Sebrae e Assembleia Legislativa comemoram parceria pioneira

Fechando 2024 com mais de 1 milhão de atendimentos realizados, aos pequenos negócios, cooperação técnica reforça apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico capixaba.
Por Débora Pedroza e Eliza Frizera
ASN ES Atualização
Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) encerrou 2024 consolidando sua posição como parceira estratégica do empreendedorismo no estado. Em sua última agenda oficial do ano, o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Pedro Rigo, visitou o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, para apresentar os resultados expressivos alcançados pela instituição ao longo do ano, além de agradecer o empenho da Casa de Leis às pautas voltadas aos pequenos negócios.

De acordo com o superintendente do Sebrae, a instituição ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos realizados em 2024, além de oferecer apoio direto a 180 empresas do setor de turismo, o que beneficiou diversas cidades capixabas.
Durante o encontro, Pedro Rigo expressou sua gratidão ao presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, pela relação institucional baseada em diálogo, transparência e cooperação. “O momento é de celebrar as parcerias que foram realizadas com a Assembleia Legislativa em 2024. O destaque fica para o primeiro termo de cooperação técnica que foi assinado entre o Sebrae e uma Casa Legislativa Estadual do Brasil, o que resultou em vários trabalhos realizados como a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, liderada pelo deputado Alexandre Xambinho, tendo a adesão de 100% dos parlamentares”, ressaltou Rigo.

“Agradecemos ainda, o empenho do presidente Marcelo Santos, que fez um trabalho muito importante junto aos deputados dessa Casa de Leis, falando da importância da pauta dos pequenos negócios para o Espírito Santo. Além, de abrir as portas para receber um evento voltado para os empreendedores. A gente encerra o ano celebrando essa parceria de bons resultados com a certeza de que vamos continuar trabalho para que 2025 seja um ano de resultados melhores ainda. Essa é uma parceria única no Brasil, que coloca a Assembleia Legislativa do Espírito Santo como referência nacional”, destacou o superintendente do Sebrae/ES

O deputado Marcelo Santos, por sua vez, reforçou a relevância da colaboração entre as duas instituições. “Estou feliz por termos construído essa relação sadia, franca e transparente. Sempre que posso, gosto de mostrar o papel transformador que o Legislativo pode ter para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico”, declarou o presidente.

Parceria forte
A parceria entre a Ales e o Sebrae foi oficializada em abril de 2024, por meio de um termo de cooperação técnica. O acordo prevê ações conjuntas voltadas para o fortalecimento do tratamento às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e aos Microempreendedores Individuais (MEIs), além de iniciativas para aprimorar a aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Federal 123/2006), promovendo o desenvolvimento econômico e social no Espírito Santo.

O acordo também prevê iniciativas para fomentar o empreendedorismo em áreas estratégicas, como o turismo, reconhecido como um dos pilares do desenvolvimento econômico capixaba. Entre os resultados alcançados estão capacitações, consultorias, acesso a crédito e suporte técnico, contribuindo diretamente para a consolidação e o crescimento de pequenos negócios.
Com mais de 50 anos de atuação no Espírito Santo, o Sebrae tem se destacado como um aliado indispensável dos empreendedores locais, atendendo mais de 40 mil empreendedores ao longo de sua trajetória no estado. Essa parceria com a Assembleia Legislativa reforça o compromisso de ambas as instituições em promover a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável para os capixabas.

Última agenda de 2024 entre o Sebrae e Assembleia Legislativa

Fortalecimento institucional e desenvolvimento econômico
Representantes do Sebrae e da Ales destacaram que a parceria vai além de resultados numéricos: ela simboliza um modelo de governança colaborativa. “Esse tipo de cooperação mostra como as instituições podem caminhar juntas para resolver problemas e trazer benefícios reais para a sociedade”, finalizou o deputado Marcelo Santos.

  • Empreendedorismo
  • Micro e Pequena Empresa
  • Pequena Emprensa
  • Sebrae