ASN ES
Compartilhe

Sebrae/ES realiza reunião preparatória para implantação do Distrito Turístico Grande Buda em Ibiraçu

A iniciativa tem a finalidade de transformar a região em um polo de turismo cultural, espiritual e de experiências.
Por Débora Pedroza
ASN ES
Compartilhe

O município de Ibiraçu está cada vez mais próximo de se tornar um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo. Em parceria com o Mosteiro Zen e a prefeitura da cidade, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), realizou na última quinta-feira (25), uma reunião preparatória estratégica que marca mais um avanço na implantação do Distrito Turístico Grande Buda, segundo a ser estruturado no Estado.

A iniciativa que tem a finalidade de transformar a região em um polo de turismo cultural, espiritual e de experiências, reuniu o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; o abade do Mosteiro Zen, monge Kendo Bitti; o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Ibiraçu, Lucas da Silva Falcão Junior, além de empreendedores locais e lideranças da região. O objetivo foi apresentar o projeto, esclarecer dúvidas e alinhar as próximas etapas de implantação do segundo Distrito Turístico do Espírito Santo.

Durante o encontro, foram discutidas questões como reestruturação do Caminho da Sabedoria, rota que conecta pontos turísticos e espirituais da região. A importância de parcerias com empresas da região para viabilizar melhorias na infraestrutura e acessibilidade local, além da formação de um Comitê Gestor, que reunirá órgãos públicos e empreendedores locais situados na área delimitada do Distrito.

A reunião preparatória para a implantação do Distrito Turístico Grande Buda foi coordenada pelos consultores do Sebrae, Richard Alves e Lívia Maria Souza, especialistas em desenvolvimento de distritos turísticos, que apresentaram os benefícios esperados com a implantação, como o fortalecimento da economia local, geração de empregos e valorização da cultura regional.

Outro ponto importante abordado durante a reunião foi o estudo estratégico para definição do recorte territorial do Distrito. Embora essa delimitação seja necessária, os consultores reforçaram que o desenvolvimento gerado pelo projeto irá beneficiar toda a região ao redor, num movimento de “transbordo”, que promete beneficiar as regiões vizinhas com o aumento do fluxo turístico e valorização dos atrativos locais.

Na oportunidade, a coordenadora da Agência Sebrae de Aracruz, Mariana Augusta de Souza Guimaraes, anunciou as próximas ações de implantação do Distrito, previstas para outubro e novembro, voltadas à capacitação dos empresários e sensibilização da comunidade. No dia 14 de outubro, será realizada a palestra “Potencialize seu negócio com o turismo de experiência”. No dia 16, está marcado um momento de sensibilização junto às comunidades de Pedro Palácios e Rio da Prata. Já no dia 4 de novembro, acontece uma oficina prática sobre turismo de experiência que será oferecida aos empreendedores locais.

A reunião marca um avanço significativo na implantação do Distrito Turístico Grande Buda, o que reforça o compromisso do Sebrae/ES e dos parceiros envolvidos em transformar Ibiraçu em um destino de referência.

Pedro Rigo participa de reunião preparatória para implantação do Distrito Turístico 
  • Distrito Turístico
  • Distrito Turístico Grande Buda
  • Espírito Santo
  • Impulsiona turismo
  • Turismo Capixaba