Consolidado como vitrine da área de inovação como o próprio nome indica, o ESX – Innovation Experience Espírito Santo 2025 se destaca também como um fórum importante para trazer à tona outros temas de igual importância que permeiam não só o empreendedorismo, mas a sociedade como um todo, como diversidade e inclusão social.
Parte importante das ações estratégicas do Programa Nacional Plural, cujo objetivo é ampliar a presença de grupos sub-representados historicamente no ecossistema de negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) apresenta, pela primeira vez, o Palco Plural na edição deste ano do ESX.
Com capacidade para receber 60 pessoas e idealizado para ofertar uma gama de atividades variadas, o Palco Plural é especialmente voltado para discussões sobre grupos que enfrentam obstáculos estruturais no mundo dos negócios, como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, idosos e a comunidade LGBTQIAP+. Por meio dele, o Sebrae/ES lança luz às particularidades e aos desafios vividos por esses públicos, propondo ações concretas para que eles tenham acesso ao conhecimento, ao networking e à visibilidade nesse que é um dos maiores eventos de inovação do Brasil.
“O Palco Plural no ESX 2025 nasce com a proposta de materializar o compromisso e a relação do Sebrae/ES com esse tema tão importante”, explica Alline Zanoni, gerente da Unidade de Relações Institucionais do Sebrae/ES. Segundo ela, mais do que simplesmente um ambiente temático, o Palco Plural será um espaço de escuta, de troca e de construção de oportunidades reais.

“A sua função será a de garantir que esses grupos não apenas participem do evento, mas que estejam no centro das discussões e das conexões estratégicas que o Innovation Experience Espírito Santo proporciona. Trata-se de um movimento para tornar a inovação mais democrática, mais sustentável e mais representativa”.
E o espaço promete uma programação rica e diversa aos participantes, cuidadosamente pensada pelo Sebrae/ES para promover engajamento, reflexão e fortalecimento de redes. Para isso, estão previstas oficinas voltadas ao desenvolvimento estratégico de negócios com impacto social, rodas de conversa sobre inclusão e diversidade no empreendedorismo, além de atividades com foco em conteúdo. “Também buscaremos proporcionar experiências interativas e ambientes de troca qualificada, fortalecendo a conexão entre os participantes”, detalha Alline.
A gerente conta ainda que o Palco Plural será um ambiente planejado para ser acessível a todos, com estrutura física com acessibilidade para pessoas com deficiência, linguagem inclusiva nas atividades, mediação de conteúdo adaptada a diferentes perfis e a atenção às barreiras socioculturais, que muitas vezes afastam esses públicos dos grandes eventos de negócios.
“A nossa ideia é garantir participação plena e acolhedora, desde a ambientação até as dinâmicas propostas. Esperamos que o Palco Plural amplie ainda mais a participação de públicos diversos, tanto em número quanto em engajamento, reforçando o papel do ESX como um espaço aberto à pluralidade de ideias, de pessoas e de oportunidades”.
Inovação com inclusão
Como parte da infraestrutura montada para atender aos diversos públicos que irão marcar presença no Innovation Experience Espírito Santo 2005, o Sebrae/ES irá disponibilizar a tradução em Libras em todos os painéis do evento por meio da Klumie, startup capixaba que já é parceira do evento desde a sua última edição, quando viabilizou a tradução simultânea em Libras em 16 salas do ESX.
“Entre os diversos grupos de pessoas com deficiência, os surdos enfrentam desafios específicos na busca por emprego e no ambiente de trabalho. E, ao trazer as discussões sobre diversidade e inclusão, não apenas dessas pessoas, mas de todas as que apresentam algum tipo de deficiência, para um evento da magnitude do ESX, que conta com um público tão amplo e tão diverso, é demonstrar compromisso e reforçar a importância que esse tema tem de uma forma muito significativa”, declara a fundadora e CEO da Klumie, Janine Gomes da Silva.

Além de garantir que as discussões realizadas durante o evento sejam acessíveis a todas as pessoas que estiverem presentes, a Klumie também irá expor no ESX, conforme adianta a fundadora. “Quem visitar o nosso estande poderá conhecer a Central de Libras Automatizada, participar de simulações de entrevistas de emprego, assistir a simulações de realidade virtual aumentada e conversar com algum dos nossos intérpretes de Libras, uma das alternativas voltadas a atrair os surdos que estiverem no local”.
De acordo com Janine, a língua de sinais, principal forma de comunicação dos surdos, muitas vezes não é compreendida pelos ouvintes, o que pode gerar barreiras na comunicação e na realização das atividades laborais. “Pensando nisso, também iremos realizar atividades voltadas à inclusão corporativa no nosso estande”.
Realizado pelo Sebrae/ES e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do governo do Estado e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o ESX – Innovation Experience Espírito Santo é considerado o maior evento de inovação sediado no estado.
Serviço
Palco Plural no ESX – Innovation Experience Espírito Santo
Quando: dias 10, 11 e 12 de julho
Onde: Praça do Papa
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.